BIBLIOTECA PEDAGÓGICA
Semana que celebra Dia Nacional do Livro Infantil começa hoje, on-line
12/04/2021 | 11h24
Semana que celebra Dia Nacional do Livro Infantil começa hoje, on-line

A Prefeitura de Limeira, por meio da Biblioteca Pedagógica da Secretaria de Educação, realiza, a partir de hoje (12), a semana “Monteiro Lobato e as Oficinas do Imaginário”. A iniciativa celebra o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril. Até sexta-feira (16), diversas atividades estarão disponíveis, on-line, para alunos das escolas municipais e público em geral, no site da biblioteca (smelimeira.com.br).

No espaço on-line será possível acessar diversos conteúdos voltados aos personagens da obra de Lobato – alguns, inclusive, preparados pelas escolas participantes. E todas as atividades envolvem a vida e a obra de Monteiro Lobato, pioneiro da literatura infantil brasileira. É por conta dele que o Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado em 18 de abril, dia de nascimento do escritor – a data foi instituída em 2002.

Os conteúdos estão divididos por seções. No segmento “Livro-Encontro com o Professor”, por exemplo, há atividades preparadas pelas escolas Emeief Major José Levy Sobrinho, Emeief Prof. Egle Maria Ciarrochi, Emeief Prof. José Roberto Braz, Emeief Padre Maurício Sebastião Ferreira, Emeief Prof. Maria Aparecida de Luca Moore e CI Claudinor José Cardoso Jr.

Nessa mesma seção, os participantes podem assistir a um vídeo formativo intitulado “Encontro com Lobato e a turma do Sítio: convite aos professores e alunos”. O vídeo foi produzido pela pesquisadora em literatura, Rebeca Fuks. Ela fala sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato. Com mais de dez anos em experiência no mercado editorial, Rebeca produz, desde 2018, conteúdo digital na área de literatura, cinema, música e artes visuais.

Já na seção “Livro-Encontro com o Aluno”, os participantes contam com dicas de leitura com livros de Monteiro Lobato. Na seção “Contar Histórias”, o público conta com narração de histórias do Sítio do Picapau, enquanto que na seção “Aprenda a Fazer”, é possível acessar oficinas, como para confecção da boneca Emília; culinária – suco da Cuca, com a professora Isa Rodrigues; e oficina de marcador de páginas com a turma do Sítio.

Na plataforma, também será possível acessar a seção “Baú Fantástico da Cá” com o vídeo temático “Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega: trabalhando o medo”. Para participar da semana, é preciso enviar e-mail para taciana.lefcadito@gmail.com ou camillacazonatto@gmail.com, ou entrar em contato pelo WhatsApp da Biblioteca Pedagógica, no 3443-4724.