Notícias
ARTIGO
22 de Março - Dia Mundial da Água
22/03/2021 | 09h08
22 de Março - Dia Mundial da Água

A água é o mais crítico e importante elemento para a vida no Planeta Terra. Compõe de 60% a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Em média, nosso organismo precisa de 4 litros de água por dia. A água está no centro do desenvolvimento sustentável e de suas três dimensões – ambiental, econômica e social. 

O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, em 22 de março. Essa data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 e vem sendo comemorada desde 1993. A água é um recurso limitado e bem comum a toda a população, logo, este deve ser protegido e gerido de forma a assegurar à atual e às futuras gerações a disponibilidade de água com qualidade apropriada para seus diversos usos. 

Em Limeira, a captação para o abastecimento público é feita nos mananciais do Rio Jaguari e do Ribeirão Pinhal. A Bacia do Pinhal é composta pelo Ribeirão Pinhal e por dois principais afluentes: Ribeirão Tabajara e Ribeirão dos Pires. Os diversos cursos d’água que percorrem o município são pertencentes à bacia do Rio Piracicaba.

A Estação de Captação de Água foi instalada em localização estratégica, no Rio Jaguari, junto à foz do Ribeirão Pinhal; assim, existe a possibilidade de optar pelo manancial que apresentar melhores parâmetros de qualidade da água. Além disso, em momentos de escassez hídrica, é possível complementar as vazões necessárias para o abastecimento público. Em crises hídricas recentes, graças ao Ribeirão Pinhal, o abastecimento foi assegurado à população sem grandes problemas.

Depois de captada, a água passa pela Estação Elevatória São Lucas e também por uma torre de equilíbrio, percorrendo cerca de 16 quilômetros até chegar à Estação de Tratamento de Água (ETA), que fica às margens da Via Anhanguera.

O município de Limeira sem dúvida é privilegiado por ter uma extensa rede de cursos de água, que são de enorme valia para as propriedades agrícolas e também para a cidade. Atualmente, há uma preocupação muito grande quanto à proliferação de chácaras de recreio na zona rural, além do surgimento de indústrias e condomínios. A mudança do viés agrícola do município e a fuga do homem do campo para a área urbana também vem gerando sérias mudanças e prejudicando a preservação dos recursos hídricos de Limeira. 

Portanto, a população como um todo deve conhecer e auxiliar na preservação desses mananciais, especialmente os que compõem a bacia hidrográfica do Ribeirão Pinhal. Quase que totalmente fora do perímetro urbano da cidade, a importância dessa bacia não é do conhecimento de grande parte dos limeirenses. 

*Dirceu Brasil Vieira é diretor de Extensão Rural, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira. É engenheiro agrônomo formado pela Esalq/USP, com mestrado e doutorado em Engenharia Civil - área de Hidráulica e Saneamento, pela Unicamp.

Notícias recomendadas para você