VILA QUEIROZ
Imóvel é alvo de limpeza compulsória após proprietário ignorar notificações
16/03/2021 | 16h07
Imóvel é alvo de limpeza compulsória após proprietário ignorar notificações

A Prefeitura de Limeira iniciou nesta terça-feira (16) uma nova operação de limpeza compulsória em uma residência na Vila Queiroz. O local abrigava grande volume de lixo orgânico e de inservíveis, como garrafas pet, peças de ferro, pedaços de madeira, entre outros. A ação é resultado de uma parceria entre a Divisão de Controle de Zoonoses e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, com apoio da Guarda Civil Municipal.

A chefe da Divisão de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, informou que os agentes identificaram diversos criadouros de mosquito. Amostras de larvas foram coletadas e serão encaminhadas para análise de compatibilidade com o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em razão da quantidade de inservíveis acumulados, também foram encontrados ratos e baratas.

Pedrina destacou que o endereço vinha sendo acompanhado pela prefeitura e que o proprietário fora advertido e multado anteriormente. Porém, frente ao descumprimento da notificação de limpeza, houve necessidade de deflagar a operação. “O morador estava colocando em risco a própria vida, bem como a vida da comunidade”, frisou.

Os trabalhos de prevenção e controle da dengue, conforme Pedrina, seguem ativamente na cidade. Ela destaca que a população deve conscientizar-se da importância de vistoriar o próprio imóvel pelo menos uma vez por semana para eliminar eventuais criadouros.

Denúncias de acumuladores ou de situações que coloquem em risco a saúde pública devem ser encaminhadas à plataforma 156.