Notícias
ARTIGO
5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente
05/06/2020 | 16h47
5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente

Paulo Trigo*

Que meio ambiente é este que comemoramos todos os anos? Seja ele o planeta Terra e toda a natureza que ele guarda ou os ambientes construídos em que de fato estamos em nossas vidas cotidianas, os tempos atuais nos demonstram a importância do ambiente em que vivemos.

Com o advento da pandemia do COVID-19, mundo afora se tem registros da vida selvagem voltando a seu lugar ou da paisagem, desprovida do excesso de poluição, retomando sua beleza. Paralelamente a isso, nos vimos obrigados a ficar ainda mais tempo dentro de espaços construídos, que também chamamos de “ambientes”.

Desta forma, a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente proporciona uma forte reflexão a respeito de como nós estamos tratando não somente a natureza, mas as nossas cidades.

Nesse sentido, a arborização urbana – que tem se intensificado muito no Brasil nos últimos anos – cumpre um papel fundamental de aproximação entre o dia a dia das pessoas e a natureza. Por termos uma tendência natural de valorizar aquilo que conhecemos, esse movimento nos leva a dar-lhe o devido valor. Certamente, uma pessoa que cultiva um belo jardim conhece a dinâmica da natureza a ponto de querer preservar, com todas as forças, o que resta de nossas matas.

O ato de plantar uma árvore sempre foi uma atitude altruísta, provida da mais pura esperança: a de um futuro melhor. Uma frase conhecida entre ambientalistas diz que: “o verdadeiro significado da vida é plantar árvores sob cujas sombras você não espera sentar”. A despeito desse romantismo, a arborização urbana virou política pública, de saúde pública!

Um virgem bosque longínquo promove menos benefícios à vida humana que um bairro bem arborizado, pois é ali, no meio urbano, que a vida acontece. Isso nos traz um duplo compromisso:

-Preservar o que temos de matas virgens e

-Reflorestar as áreas verdes das cidades, as calçadas e os quintais.

A necessidade de bem-estar psicológico, além da promoção de melhores condições de saúde, é algo que ficou evidente nesses dias de reclusão em nossas casas. Foi observado um aumento no número de casos de depressão, bem como de alcoolismo e na venda de medicamentos que combatem essas mazelas. E existe uma solução muito eficiente e bela para promoção do bem-estar em toda a população: trazer o verde pra perto! Isso nos demonstra claramente a importância e a necessidade de estarmos conectados à natureza, e zelarmos por este planeta que chamamos de Terra.

*Paulo Trigo é secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira. 

Notícias recomendadas para você