OPERAÇÃO CORTA FOGO
Ações para reduzir incêndios em vegetação são discutidas
19/05/2020 | 14h15
Ações para reduzir incêndios em vegetação são discutidas

O prefeito Mario Botion participou nesta terça-feira (19) da reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) para o planejamento da Operação Corta Fogo. A iniciativa, que tem como objetivo alinhar medidas para diminuir a ocorrência de queimadas no período de estiagem, é uma parceria entre a Prefeitura, o Corpo de Bombeiros, o setor empresarial, por meio do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e representantes da sociedade civil. Na ocasião, o chefe do Executivo, destacou a colaboração entre as partes envolvidas. “O planejamento é importante na medida em que antecipadamente são discutidas alternativas para o combate aos focos de incêndio. Os munícipes têm papel fundamental nesse trabalho, ocorrências dessa natureza podem ser evitadas com a limpeza adequada de terrenos e quintais”, salientou.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves, reforçou a importância da conscientização da população. “Todos devem colaborar, os casos de incêndio em vegetação trazem prejuízos à saúde e ao meio ambiente. Denúncias podem ser feitas pelos canais 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil), ou 153 (Guarda Civil Municipal)", ressaltou.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Limeira, Tenente Erik Dias Fernandes, explicou, ainda, que as ações integradas da Operação Corta Fogo permitem melhorar os atendimentos. “Avaliamos a equipe e os equipamentos necessários para o atendimento de ocorrências sem prejudicar outras ações no município”, disse.

Estiveram presentes na reunião o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, o diretor de Manutenção da pasta, Tikara Okawada, os sargentos do Corpo de Bombeiros Odilei José Lázaro e Lucas Rafael Lucena, o coordenador da Defesa Civil de Limeira Joaquim Correia, e representantes de outras secretarias que participam do grupo de trabalho.