ASSISTÊNCIA
Frio: atendimento a pessoas em situação de rua é intensificado em Limeira a partir de hoje
08/05/2020 | 12h50

As abordagens sociais feitas à noite a pessoas em situação de rua começam hoje (8) em Limeira e seguem nos meses de junho e julho por conta das baixas temperaturas. Os trabalhos são desenvolvidos por uma equipe do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), com apoio da Secretaria de Segurança Pública, por meio da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal.

Por determinação do prefeito Mario Botion, desde a última semana de abril, a prefeitura vem adotando medidas para tentar amenizar os impactos da COVID-19 com esse público. Kits contendo máscara de proteção individual (produzida pelas voluntárias da campanha Limeira Solidária), shampoo e sabonete, além de um informativo sobre a doença estão sendo distribuídos para as pessoas em situação de rua.

A ação da entrega dos kits acontece na região central e nos bairros da cidade. Ainda por conta das abordagens nestes meses mais frios, todos os bairros do município serão visitados, em especial a região central, da rodoviária e áreas verdes. “Nos dias mais frios, os moradores em situação de rua tendem a aceitar mais o atendimento social. Essa é uma chance para que possamos trazê-los mais perto dos nossos serviços”, afirma a diretora da Proteção Social Léia Serrano.

Ela explica que, no momento da abordagem, mesmo que não aceitem o acolhimento durante a noite, eles são orientados sobre todos os serviços disponíveis no município, inclusive sendo feito o convite para que sejam encaminhados ao Centro Pop no dia seguinte, onde eles são atendidos por uma equipe técnica.

Os abordados podem ser encaminhados para o Centro de Acolhida, onde passam a noite, e, caso queiram sair das ruas, são encaminhados para o Centro Pop para avaliação, e, posteriormente, para a Casa de Convivência.

Caso a população queira reportar um morador em situação de rua, pode ligar durante o dia para 3446-8333 ou para 3442-4602. E, durante a noite, no 199 ou 153.