Casa de Convivência de Limeira passa por reforma e amplia atendimento
28/04/2020 | 11h05
Casa de Convivência de Limeira passa por reforma e amplia atendimento

A Casa de Convivência de Limeira, serviço de acolhimento para população em situação de rua, passou por ampla reforma e aumentou a capacidade de atendimento de 16 para 28 pessoas, entre homens e mulheres. O prefeito Mario Botion esteve hoje (28) no local, que está em fase final da mudança, já mobiliado. A presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, acompanhou o chefe do Executivo para dar boas-vindas aos residentes e servidores ao espaço reformado.

O investimento nas obras é da ordem de R$ 526,4 mil, com recursos dos cofres municipais e de emenda do deputado federal Miguel Lombardi. Além disso, todos os móveis são novos e foram adquiridos pelo Ceprosom, no valor de aproximadamente R$ 90 mil. “Esse é um investimento importante que fazemos na qualidade de vida dessas pessoas que escolhem sair da situação de rua e têm, aqui, uma equipe técnica para fazer o acolhimento adequado, principalmente para retar os vínculos familiares”, destaca Botion.

As obras de reforma envolvem a divisão dos quartos em drywall, reforma do piso e no revestimento na parte interna e externa, revitalização da área de convivência, construção de banheiros adaptados, reforma dos banheiros coletivos, construção de rampa de acessibilidade na entrada da casa, pintura interna e externa, reforma de toda parte elétrica, plantio de árvores e implantação de iluminação externa.

Localizada no Jardim Residencial Recanto Alvorada, a Casa de Convivência também teve as estruturas ampliadas, com a instalação de mais dormitórios e uma área de serviço, onde antes ficava uma quadra, que não era utilizada. Agora, o local conta com nove dormitórios, cozinha, despensa, refeitório, área de lazer, sala de enfermagem, banheiros (coletivos, adaptados e na sala de funcionários) e almoxarifado.

Segundo a presidente do Ceprosom, além de permitir a ampliação na capacidade de atendimento do equipamento público, a reforma do espaço também proporcionará o desenvolvimento na prestação do serviço de assistência social para a população em situação de rua, que é de alta complexidade. “Agora o município dispõe de dois equipamentos [Centro Pop e Casa de Convivência] que foram construídos e reformados com recursos públicos. É um investimento social”, diz Aucélia.

O espaço oferece atendimento psicossocial, atendimento individual, encaminhamentos e acompanhamentos necessários, com profissionais da área, como psicólogo, assistente social, e outros servidores, como motoristas e auxiliares geral e administrativo. Também há parceria com as secretarias de Saúde e de Segurança Pública e Defesa Civil, e outras equipes de apoio, como oficineiros para oferecer atividades aos acolhidos, que têm, ainda, alimentação e liberdade para sair e fazer trabalhos externos, caso queiram.

Conforme Aucélia, além de oferecer o acolhimento, o principal objetivo do serviço é buscar as famílias e tentar reestabelecer vínculos. “É o primeiro item da pauta. Além de todo suporte à saúde dessas pessoas, nos traz uma satisfação muito grande quando conseguimos localizar a família e ver essa pessoa ser recebida e cuidada pelos entes. Nós temos casos de sucesso nesse sentido”, comenta.

A presidente do Ceprosom explica, ainda, que as pessoas que são abrigadas na Casa de Convivência passam, antes, pelo atendimento no Centro Pop, onde a equipe de assistência social faz a avaliação e depois direciona para a casa. “As próprias equipes de abordagem social também localizam essas pessoas e as encaminham para o Centro Pop, para ser feita a mesma triagem e, posteriormente, integração à Casa de Convivência.”