Com Unidade de Referência, Limeira se estrutura para enfrentar coronavírus
14/04/2020 | 17h38
Com Unidade de Referência, Limeira se estrutura para enfrentar coronavírus

O prefeito Mario Botion realizou nesta terça-feira (14) mais uma coletiva de imprensa para atualizar a situação do coronavírus em Limeira. Botion também falou sobre a rede de atendimento estruturada para receber os pacientes da Covid-19, ampliada ontem (13) com o início da operação da Unidade de Referência Corononavírus (URC), no Jd. Nova Itália. A coletiva foi transmitida “ao vivo” pelo Facebook, com tradução simultânea em Libras, e contou com a participação do diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

Localizada em um imóvel ao lado do hospital Humanitária, a URC é voltada aos pacientes com quadro de saúde agravado pelo coronavírus. Em uma primeira fase, a unidade disponibilizará 16 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e atendimento ambulatorial 24 horas. A iniciativa resulta de parceria entre a Prefeitura de Limeira e os cinco hospitais públicos e privados da cidade. Não houve atendimentos no primeiro dia de funcionamento da URC, mas conforme Botion, a estrutura está apta a atender os pacientes com qualidade.

Quanto a uma eventual flexibilização da quarentena, o prefeito esclareceu que, durante reunião do Grupo Técnico de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), ocorrida ontem (13), houve entendimento de que o município ainda não apresenta os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para fazer essa transição. O Grupo Técnico foi criado ainda em fevereiro, para acompanhar a evolução da doença e é formado por integrantes da Secretaria de Saúde, dos hospitais da cidade e médicos epidemiologistas dessas instituições. “Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e do Governo Estadual, a quarentena em Limeira está mantida”, frisou Botion.

O chefe do Executivo observou que a quarentena foi uma medida “importante”, que permitiu ao município “avançar” na instalação da URC e na reconfiguração da rede de atendimento. Sobre as dificuldades enfrentadas nesse período, ele citou o aumento abusivo de preços dos equipamentos de proteção individual, como máscaras, toucas e aventais. “O mercado se mostrou desequilibrado nos últimos tempos, além da dificuldade de entrega, os preços aumentaram mais de 20 vezes em alguns casos”, comentou. Apesar desses entraves, Botion reforçou que esses itens já estão disponíveis os profissionais que atuam na rede.

Dentre os insumos adquiridos pelo município no enfrentamento ao Covid-19 estão os 5 mil testes rápidos. Esses testes dispensam a contraprova e possuem qualidade homologada pela Anvisa. Conforme o diretor de Vigilância em Saúde, a compra dos testes rápidos, assim como a mudança na indicação do público alvo a ser testado – que agora inclui pessoas com síndrome gripal aguda – resultará em um aumento do número de casos positivos para coronavírus.

Fiscalização

Sobre as restrições de funcionamento das atividades consideradas não essenciais, previstas em decretos estaduais e municipais, a prefeitura segue com o trabalho de fiscalização da “Força Tarefa” e da Guarda Civil Municipal, com apoio da Polícia Militar. O objetivo da fiscalização, segundo o prefeito, é de orientação. No entanto, ele alertou que em caso de desrespeito, medidas mais “drásticas” poderão ser adotadas.

Setores de alimentação, ração animal, saúde, farmácias, construção civil e indústria podem continuar as atividades, desde que sigam as orientações preventivas. Padarias e restaurantes devem atender os consumidores por meio de “delivery”, ficando vetado o consumo no local. Já as lojas de materiais de construção, farmácias e agências bancárias devem fazer marcação no chão para evitar aglomerações e disponibilizar água e sabão ou álcool em gel aos clientes.

Botion anunciou que nesta semana agentes da prefeitura estão percorrendo as agências bancárias do município para orientar que esses serviços (considerados essenciais) respeitem as orientações de distanciamento, dentro e fora dos estabelecimentos. No entanto, o prefeito enfatizou que as pessoas que vão até o comércio ou a rede bancária também devem colaborar com a manutenção da quarentena, observando as regras de distanciamento.

“Todos precisam entender que é necessário manter o isolamento, por mais difícil que ele seja pra todos nós", salientou Botion. Ele também destacou a preocupação com os idosos, parcela da população mais vulnerável ao coronavírus e voltou a recomendar que as aglomerações sejam evitadas e os cuidados com a higiene, redobrados.

População de Rua

Durante o período de quarentena, as ações da prefeitura voltadas aos moradores de rua foram intensificadas. A Casa de Convivência passou por reformas e aumentou o número de leitos de 16 para 22. Houve ainda ampliação da oferta de leitos do Centro de Acolhida, que agora tem capacidade de atender 46 pessoas para pernoite e dispõe de área de isolamento em caso de sintomas gripais. “Nós avançamos no trabalho de acolhimento e disponibilizamos mais leitos”, afirmou o prefeito. As equipes de abordagem de rua também passaram a distribuir material informativo sobre a Covid-19 e aumentaram a distribuição de produtos de higiene pessoal.

Serviço:

Unidade de Referência Coronavírus (URC)

Av. Doná Antônia Valverde Cruãnes, 70 – Jd. Nova Itália

Atendimento: 24 horas, de segunda a domingo

Todas as informações oficiais sobre o coronavírus, medidas preventivas e um vídeo que mostra como fazer uma “máscara caseira” estão disponíveis no site da prefeitura. O endereço é: www.limeira.sp.gov.br/coronavirus