COVID-19
Unidade para atendimento a casos graves de coronavírus começa a funcionar na segunda (13)
08/04/2020 | 17h12

O prefeito Mario Botion e representantes dos cinco hospitais de Limeira (Santa Casa, Humanitária, Frei Galvão, Unimed e Medical) apresentaram nesta quarta-feira (8) a Unidade de Referência Coronavírus (URC), que atenderá pacientes com quadro de saúde agravado pela Covid-19. A unidade funcionará a partir da próxima segunda-feira (13), em um prédio ao lado do hospital Humanitária, no Jd. Nova Itália. Serão, inicialmente, 16 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com possibilidade de ampliação para 30 leitos. “Agradeço o entendimento e a boa vontade de todos os hospitais para disponibilizar esse espaço”, destacou o chefe do Executivo.  Como medida preventiva, o novo espaço foi mostrado durante coletiva de imprensa online, transmitida ao vivo pelo Facebook.

Segundo Botion, os trabalhos que culminaram com a inauguração da URC iniciaram-se ainda em fevereiro, com a criação de um grupo técnico encarregado de avaliar a propagação do coronavírus. Esse grupo é formado por representantes da Secretaria de Saúde e dos hospitais da cidade. “De maneira compartilhada, decidimos reunir esforços para ter um único ponto de atendimento aos casos agravados pela doença”, comentou o prefeito.

Quanto ao fluxo de atendimento, a URC receberá os pacientes referenciados pelos hospitais, sejam eles públicos ou privados. Além disso, terá atendimento ambulatorial 24 horas, por meio de demanda espontânea. Os pacientes com sintomas graves serão encaminhados para internação, caso contrário, serão orientados a fazer isolamento domiciliar. “Estamos colocando à disposição da população tudo o que é necessário para cuidar dos casos agravados. Temos equipamentos, insumos, equipamentos de proteção individual e profissionais especializados e treinados para atender com qualidade”, enfatizou Botion. Haverá duas equipes médicas no local, uma para o Ambulatório e outra para a UTI.

O presidente da Medical, João Carlos Rodrigues de Almeida, avaliou positivamente a iniciativa e disse que Limeira “sai na frente” de muitas cidades, a partir dessa união entre o poder público e os hospitais. “Foi extremamente importante essa ideia, juntos poderemos combater melhor o coronavírus”, afirmou.

Já o presidente da Unimed, Carlos Roberto Nogueira dos Santos, salientou que o município está servindo de exemplo pela formação dessa “força tarefa”. “Estamos entregando para a população essa unidade, com a participação de todos os hospitais e a prefeitura. Limeira está mostrando que é grande”, frisou.

O espírito de parceria e de “compaixão pelo próximo” foi destacado pelo provedor da Santa Casa, José Roberto Piccinin, que agradeceu a oportunidade de fazer parte dessa iniciativa. “Daremos mais conforto a quem necessita de atendimento”, comentou. Também estiveram presentes à coletiva, o presidente da Humanitária, César Luis Delmonde e o presidente da Câmara Municipal, Lemão da Jeová Rafá.

TESTES

A prefeitura também começou a usar hoje os 5 mil testes rápidos para identificação do coronavírus. Inicialmente, esses testes serão destinados aos 63 pacientes com suspeita da doença. Essas pessoas estão sendo convocadas para comparecer ao Laboratório Municipal. Quem estiver impossibilitado de se locomover, receberá em casa uma equipe da saúde para coleta do exame. A ideia da prefeitura é zerar o número de suspeitos.

Na sequência, serão testados os profissionais de saúde, com objetivo de saber se eles podem ou não continuar na linha de frente do atendimento à população. A chegada dos testes rápidos também permitirá que o município amplie o trabalho de investigação epidemiológica. Até então, os testes eram destinados apenas aos pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave. Agora, também poderão ser testadas as pessoas que apresentarem síndrome gripal agravada. Conforme o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, os testes mostrarão uma “nova dimensão” da doença em Limeira. Na coletiva, o prefeito informou que a Secretaria de Saúde trabalha para adquirir um novo lote de testes rápidos.

QUARENTENA

Botion observou a importância do processo de afastamento social, avaliando que os números da pandemia na cidade indicam que a medida tem se mostrado eficiente. Ele comentou que os fiscais da prefeitura, guardas municipais e policiais militares estão realizando trabalho de orientação aos comerciantes que eventualmente desrespeitem a quarentena. “Precisamos do entendimento de todos nesse momento”, disse.

Serviço:

Unidade de Referência Coronavírus (URC)

Av. Doná Antônia Valverde Cruãnes, 70 – Jd. Nova Itália

Início da atividade: segunda-feira (13)

Atendimento: 24 horas, de segunda a domingo