DECRETO
Prefeitura amplia medidas contra coronavírus, fecha comércio e proíbe eventos
20/03/2020 | 18h38
Prefeitura amplia medidas contra coronavírus, fecha comércio e proíbe eventos

Dando prosseguimento às ações de prevenção e controle do coronavírus (Covid-19), o prefeito Mario Botion publica nesta sexta-feira (20) um novo decreto determinando a suspensão de uma série de atividades comerciais na cidade e ratificando o estado de emergência em Limeira. A partir de segunda-feira (23), lojas, academias de ginástica, escolas particulares, clubes, bares e prestadores de serviços não essenciais deverão paralisar o atendimento. “Vivemos um momento muito delicado, estamos antecipando todas as medidas necessárias para conter o avanço do coronavírus, com firmeza e a transparência de sempre. Não nos furtaremos a adotar outras ações”, declarou Botion. Com cinco notificações novas, Limeira tem 17 suspeitos e nenhuma confirmação de coronavírus.

O anúncio ocorreu em coletiva de imprensa, na área externa do Paço Municipal (Edifício Prada), com transmissão “ao vivo” pelo facebook e interpretação simultânea em Libras. Estiveram presente, o deputado federal Miguel Lombardi, o secretário de Saúde, Vitor Santos, entre outros. O prefeito afirmou que eventos em locais abertos ou fechados, de caráter cultural, lúdico, esportivo, religioso e social, também serão proibidos a partir da próxima semana. “A população precisa entender a gravidade do momento, principalmente para os idosos, que devem ficar em suas residências. Os filhos devem ajudá-los, fazendo o serviço de rua”, justificou Botion.

O prefeito destacou que as atividades comerciais por meio de “delivery”, setores de alimentação, comércio de produtos de higiene e limpeza, assistência à saúde, postos de combustíveis e suas lojas de conveniência, oficinas mecânicas, borracharias e de guincho não terão restrição de funcionamento. Dentro do setor de alimentação, restaurantes, trailers, food trucks e lanchonetes poderão funcionar, desde que as mesas tenham distância mínima de 2 metros e que o atendimento seja limitado em 40% da capacidade. Esses locais devem, conforme recomendação anterior, serem higienizados periodicamente.

Mais uma medida prevista no decreto diz respeito ao funcionamento do Paço Municipal e demais repartições públicas, em que o horário de atendimento será das 13h às 16h, excetuando-se as secretarias de Saúde e de Segurança Pública e Defesa Civil. Serão suspensos o atendimento ao público do Instituto de Previdência Municipal (IPML) e da Secretaria de Mobilidade Urbana, esta última, com base na deliberação (nº 185) do Conselho Nacional de Trânsito, que ampliou e interrompeu os prazos de recursos de multas de trânsito. Ainda quando às atividades da prefeitura, Botion autorizou que secretarias municipais, Ceprosom e IPML operem em esquema de rodízio de funcionários ou de “home office” - trabalho à distância, também com exceção de Saúde, Segurança e Medicina do Trabalho.

O sistema de transporte público, que já havia adotado medidas preventivas, terá redução gradativa da frota. Na segunda (23), a Sancetur colocará em circulação 70% da frota, sendo que o número de ônibus será reduzido em 50% nos próximos dias, quando todos os passageiros deverão viajar sentados. O decreto estabelece que instituições bancárias (tanto no atendimento interno quanto nos caixas eletrônicos) coloquem à disposição dos clientes álcool gel 70%, e ainda, que o fornecimento de energia elétrica e de água e esgoto não seja suspenso pelos próximos 60 dias. Conforme anúncio anterior, o prefeito disse que fará investimentos na contratação de exames para confirmação do diagnóstico de coronavírus em laboratórios particulares.

UBS

Vitor Santos, por sua vez, informou que quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) serão reservadas exclusivamente ao atendimento de pessoas com sintomas respiratórios leves. A partir de segunda-feira (23), as unidades Nova Europa, Morro Azul, Novo Horizonte e Boa Vista receberão apenas os casos de pacientes com febre (acima de 37,8 C°), tosse, coriza, congestão nasal, dor de garganta, dor no corpo e dor de cabeça. Essas UBSs funcionarão, a partir da próxima quarta-feira (25), em horário estendido, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Sobre a necessidade de estruturar um local para os casos mais graves de coronavírus, o secretário declarou que, após reuniões com representantes de todas as unidades hospitalares, houve o entendimento de que a Humanitária seria a melhor opção. Nos próximos 15 dias, o hospital abrirá 10 leitos de UTI para os pacientes que apresentarem complicações da doença. Esse número aumentará gradativamente para 30 leitos. Comparando a epidemia de coronavírus à Segunda Guerra Mundial, Vitor Santos destacou a importância dos profissionais de saúde e segurança, afirmando que eles estão no fronte de batalha. “Não vou abrir mão desses profissionais para enfrentar essa guerra”, afirmou.

Também compareceram à coletiva, o presidente da Câmara Municipal, Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá), a líder do governo no Legislativo, Erika Tank, o vereador Estevão Nogueira, lideranças empresariais e sindicais e secretários municipais.