POLÍTICA PÚBLICA
Prefeito apresenta a protetores ação que castrará cães e gatos
13/03/2020 | 18h37
Prefeito apresenta a protetores ação que castrará cães e gatos

O prefeito Mario Botion se reuniu nesta semana com um grupo de 20 protetores independentes que trabalham de forma voluntária com cães e gatos errantes (que vivem nas ruas). O objetivo do encontro foi transmitir para o grupo informações sobre o anúncio de uma política pública de castração de cães e gatos no município.

A medida foi tomada recentemente pelo prefeito, que determinou que a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura realizasse um processo para credenciamento de clínicas e hospitais veterinários para o serviço. O processo de credenciamento está em andamento.

O objetivo da Prefeitura é realizar a castração de 5 mil animais nessa primeira fase. Serão atendidos animais de rua e também que pertencem às famílias mais vulneráveis. Em breve, o município receberá um castra móvel que também fará este trabalho de forma paralela.

Durante o encontro, o prefeito e o secretário do Meio Ambiente, Paulo Trigo, pediram cooperação para os protetores no sentido de auxílio no processo do pós-operatório, no caso após a cirurgia de castração – garantindo um lar temporário para os animais. A diretora de Bem Estar Animal, Cristiane Kucska Masutti, também participou do encontro.

Os protetores que participaram da reunião se localizam em várias regiões do município, fator que colabora para o trabalho de auxílio.

O trabalho de castração anunciado pela Prefeitura não é uma ação isolada no processo de controle da população canina e felina. Um amplo trabalho de educação é realizado pelo município, a partir do envolvimento da Secretaria de Educação junto a alunos. A Prefeitura continuará também realizando fiscalização relacionada a maus tratos de animais.

Campanha publicitária será realizada com o objetivo institucional de estimular a posse responsável dos animais. Durante a reunião com os protetores, o prefeito reforçou que o anúncio da castração dos animais se dará por uma política pública permanente no município.

ELOGIOS

Presente no encontro, a analista ambiental e protetora há mais de 20 anos, Tatiane Lopes, elogiou a iniciativa do prefeito. “É uma medida ótima e de extrema necessidade”, declarou. A mesma impressão tem a biomédica e empresária, Josiane Silvestrini. “É uma ação fantástica e que vai atender a uma grande demanda”, afirmou.