DIA DO RIM
Campanha faz alerta sobre doenças renais
13/03/2020 | 16h19
Campanha faz alerta sobre doenças renais

Orientar a população sobre as doenças renais crônicas foi o objetivo de uma ação educativa realizada ontem (12) pelo hospital Santa Casa e Faculdades Integradas Einstein, com apoio da Secretaria de Saúde e do Shopping Pátio Limeira - que sediou o evento. A iniciativa foi idealizada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, em alusão ao “Dia Mundial do Rim”. Durante o evento, houve entrega de material educativo, orientação nutricional, aferição de pressão arterial e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).

“Os rins têm papel fundamental no organismo”, explicou a diretora de Atenção Primária à Saúde da prefeitura, Camila Rezende, que participou do evento, acompanhada da chefe de Divisão de Saúde Básica, Helenise Adriana Bortolin. “Eles filtram o sangue para eliminar toxinas, ajudam a controlar a pressão arterial e produzem alguns hormônios”, completou. Por esse motivo, ela diz que é preciso ficar atento a sinais que podem indicar a presença de doença renal, como hipertensão arterial, diabetes, inchaço nas pernas, cólicas reais, infecção urinária ou presença de sangue na urina, entre outros. Nessas situações, Camila recomenda que o paciente procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para agendar uma consulta médica. “Se não for descoberta a tempo, a doença renal pode evoluir e comprometer o funcionamento dos rins”, frisou Camila.

Para evitar a ocorrência de problemas renais crônicos, a médica nefrologista da Santa Casa, Ana Luiza Leonardi, destacou que os pacientes com pressão alta ou diabetes devem manter essas doenças sob controle, seguindo rigorosamente a dieta alimentar e o tratamento médico. “É importante também ingerir pouco sal, pouco açúcar e beber muita água”, disse.

Coordenadora do curso de Nutrição das Faculdades Integradas Einstein, Maria Fernanda Biagioni Pulz observou que o excesso de peso também é fator de risco à saúde renal. Dentre as medidas preventivas citadas pela nutricionista, estão a substituição dos alimentos processados pelos naturais e a leitura atenta dos rótulos dos produtos industrializados, visando a identificação de quantidades elevadas de sódio e gorduras saturadas.