Prefeitura terá busca ativa de pacientes com tuberculose
11/03/2020 | 16h56
Prefeitura terá busca ativa de pacientes com tuberculose

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, inicia na próxima segunda-feira (16), uma ação para intensificar o diagnóstico de precoce de tuberculose. Até o dia 30, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) farão busca ativa de novos casos da doença. Pessoas que apresentam tosse com secreção há mais de duas semanas serão encaminhadas para coleta de exame (amostra de escarro).

Segundo a diretora de Atenção Primária à Saúde, Camila Rezende, o trabalho será voltado aos pacientes e acompanhantes que estiverem nas unidades. Pessoas com tosse prolongada também podem comparecer espontaneamente à UBS mais próxima para fazer o exame. Nesse caso, basta procurar pela equipe de enfermagem e apresentar RG e Cartão SUS (não é necessário agendar consulta).

A tuberculose é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch), que afeta principalmente os pulmões, mas pode se manifestar em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A transmissão ocorre pela inalação de gotículas que contém os bacilos expelidos durante a tosse, fala ou espirro. Além de tosse, há outros sintomas como dor no peito, febre baixa no fim do dia, emagrecimento, cansaço fácil, falta de apetite e sudorese à noite. “Nosso objetivo é identificar os casos de tuberculose e impedir a propagação da doença”, comentou Camila.