12 E 13 DE MARÇO
Museu promove seminário gratuito sobre acervos culturais digitais
10/03/2020 | 15h59
Museu promove seminário gratuito sobre acervos culturais digitais

O Teatro Nair Bello, localizado no Parque Cidade, recebe nestas quinta (12) e sexta-feira (13), das 9h às 17h, o seminário “Acervos Culturais Digitais – Perspectivas e desafios”, realizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, Tainacan, Unicamp e Centro de Memória Unicamp. O Seminário tem como finalidade promover o debate sobre o gerenciamento e a disponibilização de acervos culturais em plataformas digitais, salientando-se a experiência de museus, arquivos e centros de documentação.

Segundo a diretora de Memória e Centro de Ciências, Prof.ª Dra. Adriana Pessatte Azzolino, “esse evento vem ao encontro dos objetivos do museu em modernizar o acesso documental, textual e iconográfico, disponibilizando-o online para a comunidade”. Adriana reforça ainda que o seminário “pretende apresentar e problematizar os desafios que envolvem essa ação, buscando apresentar experiências neste cenário e a experiência do museu em Limeira”.

A plataforma escolhida para a modernização foi “Tainacan”, desenvolvida por uma equipe de pesquisa de universidades brasileiras para os museus do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), voltada às instituições-memórias brasileiras. “Trata-se de uma ferramenta de código aberta voltada à gestão de coleções culturais, hoje adotada por vários museus brasileiros de grande porte, que com esta parceria está sendo implantada no Museu Major José Levy Sobrinho em caráter pioneiro para um museu de porte municipal”, concluiu a diretora.Para o secretário de Cultura, José Farid Zaine, "na nossa administração, não temos medido esforços para que excelentes propostas e ações ocorram no Museu, capitaneadas pela Secretaria de Cultura". "Entre os destaques, podemos relembrar o retorno do Salão Limeirense de Arte Contemporânea (SLAC), em 2018", destacou o prefeito Mario Botion.

O seminário é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo link bit.do/acervos. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone do Museu: 3441-4805.