CONQUISTAS
Prefeitura faz homenagem ao Dia Internacional da Mulher
06/03/2020 | 16h34
Prefeitura faz homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), o prefeito Mario Botion e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Limeira, Roberta Botion, realizaram uma cerimônia especial na manhã desta sexta-feira (6), em frente ao Paço Municipal (Edifício Prada). Houve entrega de flores e certificados a mulheres de destaque tanto no exercício profissional quanto em ações voltadas ao terceiro setor.

Estiveram no evento, o presidente da Câmara Municipal, Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá), a líder do governo no Legislativo, Erika Tank, o vereador Claudemir Vieira (Mir do Lanche), a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, integrantes do secretariado municipal, além de servidores reunidos nos jardins do Paço.

Botion salientou que as mulheres têm ocupado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, e hoje, representam 75% de todos os 6.780 cargos da Administração Municipal. O prefeito também observou os avanços na garantia de direitos para as mulheres em Limeira.

Como exemplo, ele mencionou a “Patrulha Maria da Penha”, unidade da Guarda Civil Municipal (GCM) que oferece desde 2018 atendimento mais humanizado às mulheres vítimas de violência, o Botão do Pânico, e a Rede Elza Tank de Atendimento à Mulher em Situação de Violência - iniciativas implementadas a partir de projetos de lei da vereadora Erika Tank, bem como, o Anexo de Violência Doméstica do Fórum e as novas instalações da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) – esta última, resultado de parceria entre a Prefeitura e a Polícia Civil. “Meu desejo é que num futuro não muito distante não sejam mais necessários esses instrumentos para proteger as mulheres”, disse. “Espero que a sociedade seja mais igualitária, mais fraterna e mais acolhedora”, completou Botion.

Bastante emocionada, Roberta Botion falou sobre os desafios enfrentados desde que o prefeito Mario Botion tomou posse como chefe do Executivo, em 2017. “Agradeço a Deus pela oportunidade. São três anos intensos de trabalho, em que nossa família foi colocada diante do maior desafio de nossas vidas. Mas com muita dedicação, estamos conseguindo avançar”, salientou. Roberta também homenageou as mulheres e observou o papel fundamental que elas desempenham, no sentido de iluminar a vida das pessoas.

Receberam homenagens, as servidoras Maria Ângela Cordasso Vieira (assistente de Divisão Administrativa e Financeira do Ceprosom); Márcia da Silva Berion (auxiliar geral do Gabinete); Cecília Schulz (professora da Secretaria de Educação), Sandra de Paula Lima (psicóloga do Programa de Atendimento Domiciliar e do Anexo de Violência Doméstica do Fórum) e Pedrina Aparecida Rodrigues Costa (chefe da Divisão de Controle de Zoonoses). “Como mulher e negra, essa homenagem é o reconhecimento da nossa importância e da luta para conquistar nosso espaço. Todas as mulheres, independentemente de raça ou credo, merecem respeito e oportunidade para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, enfatizou Pedrina.

Também foram homenageadas, Roberta Botion, pelo trabalho à frente do Fundo Social, que só no ano passado, possibilitou a arrecadação de mais de 13 mil brinquedos à campanha Natal com Sorriso; Erika Tank, pelo conjunto de propostas voltadas ao cuidado e à defesa dos direitos da mulher; e Emília Menconi Varga, uma das fundadoras da Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc).

O coral da Alicc, com mais de 20 integrantes, apresentou-se durante a cerimônia. Sob a regência do maestro Rosivaldo Mena Peres, foram executadas músicas como “É preciso saber viver”, “Canto ao Pescador” e “Mulher Brasileira” - esta última, com a participação do público.

Outro destaque do evento foi a sessão de ginástica laboral, coordenada por outra mulher, Paula Secomandi Donadelli, que é professora de Educação Física e coordenadora do Programa de Qualidade de Vida do Servidor da prefeitura.

Abordando a questão da violência contra mulher, Erika Tank explanou sobre a luta das mulheres pela igualdade. A vereadora agradeceu o apoio do prefeito Mario Botion e da Câmara Municipal na implementação de leis que visam a garantia dos direitos das mulheres. “Comemoramos um dia de conquistas, pois historicamente, foi negado o nosso direito de sermos iguais. Temos ainda muito a avançar. A vocês, lutadoras, eu dedico esse dia de comemoração”, disse a vereadora.

Lemão da Jeová Rafá, por sua vez, comentou a importância das mulheres para a família, o trabalho e a política, citando que, atualmente, elas já ocupam mais de 20% das vagas do Legislativo Municipal. “Essa é uma homenagem às mulheres pelas suas conquistas. Nós amamos as mulheres e queremos igualdade”, afirmou o presidente da Câmara.

Prestigiaram o evento, integrantes da diretoria da Alicc, conselheiras do Fundo Social e moradores de diversas regiões da cidade.