MANGAHIGH
Plataforma de aprendizagem britânica capacita educadores em Limeira
04/03/2020 | 16h04
Plataforma de aprendizagem britânica capacita educadores em Limeira
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a plataforma Mangahigh, realizou hoje (4), na sede da pasta, uma capacitação para os técnicos e professores coordenadores com o objetivo de prepará-los para o uso da plataforma que estará disponível a partir de abril para os estudantes da rede pública municipal.

A Mangahigh é um recurso ludopedagógico baseado em games e quizzes adaptativos para o ensino-aprendizagem da matemática que será utilizada pelos estudantes dos 1º aos 5º anos do ensino fundamental neste ano. Ao todo, mais de 13 mil estudantes serão beneficiados com a plataforma.

Na ocasião, o secretário da pasta, André Luis De Francesco, destacou que a utilização da ferramenta é mais uma das ações realizadas pela Secretaria com o intuito de otimizar o aprendizado. “A plataforma utiliza de linguagens interativas que são importantes na retenção do conhecimento e possibilita a conciliação do ensino com as novas tecnologias disponíveis, fomentando o desenvolvimento acadêmico dos nossos alunos”, comentou.

De origem britânica, a plataforma de tecnologia educacional promove o desenvolvimento do raciocínio lógico e o pensamento computacional. Também auxilia professores e gestores no acompanhamento do aprendizado e na melhoria dos resultados, contando com mais de 700 atividades matemáticas alinhadas à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A diretora pedagógica da pasta, Adriana Dibbern Capicotto, que acompanhou a capacitação, pontuou que as demandas e as necessidades dos discentes, a partir da utilização dos aparatos tecnológicos, mudou significativamente e que o ensino deve acompanhar esta tendência afim de garantir a qualidade na formação destes alunos. “O uso destas ferramentas, como a Mangahigh, visa superar os desafios encontrados e promover avanços na aprendizagem da matemática” disse.

Valdirene Viana, consultora da plataforma no Brasil, responsável por coordenar os trabalhos de apresentação nesta manhã, salienta que a principal diferença proposta pela ferramenta é o atendimento a criança do século XXI, respeitando a sua consciência digital. “Por meio do conhecimento híbrido, atendendo a quinta competência da BNCC, promovemos o ensino e o domínio da disciplina de maneira lúdica”.

A quinta competência da Base Nacional Comum Curricular corresponde a “Cultura Digital”, que tem o intuito de levar o estudante a compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de maneira crítica, significativa, ética e reflexiva nas diversas práticas sociais.