SAÚDE
Primeiro caso suspeito de coronavírus é descartado; segunda suspeita é investigada
02/03/2020 | 16h34

O primeiro caso suspeito de coronavírus em Limeira, de um homem de 58 anos, divulgado na semana passada pela Secretaria de Saúde, foi descartado. O resultado da contraprova das amostras de secreção do paciente, encaminhado hoje (2) pelo Instituto Adolfo Lutz à pasta, deu negativo para a doença. Ainda nesta segunda-feira, aconteceu, no Paço Municipal, uma reunião do grupo técnico da secretaria com representantes de hospitais das redes pública e privada do município.

A Secretaria de Saúde também notificou o segundo caso suspeito de coronavírus. Trata-se de um homem de 29 anos, que esteve recentemente em cidades da Itália, e que foi atendido por um hospital particular de Limeira. Ele chegou ao Brasil na semana passada, quando apresentou os primeiros sintomas. O paciente está bem e é acompanhado pela Vigilância Epidemiológica. Não foi necessária internação. As amostras para o exame foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz.

Com o segundo caso suspeito, o secretário de Saúde, Vitor Santos, mantém o alerta à população. “O coronavírus tem baixa letalidade e é uma enfermidade de característica viral. As recomendações para evitar a expansão da doença é manter distância de pessoas que, eventualmente, estejam tossindo ou espirrando, lavar sempre as mãos com água e sabão, não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outras.

Outra recomendação do secretário é a comunicação de pessoas que estejam em países com casos do coronavírus e que vão retornar ao Brasil. “É imprescindível que a Secretaria de Saúde seja informada sobre a data de chegada para que possamos prestar todo apoio à família quanto às medidas adequadas para o retorno ao país”, afirmou. “Estamos preparados para fazer o acompanhamento dessa enfermidade”, garantiu Santos. Os telefones para contato são: 3441-1914, 3442-5984, 3404-9689 ou 3404-9674.

“Com ampliação do protocolo de suspeição pelo Ministério da Saúde, considerando agora 16 países com transmissão comprovada, muitas notificações surgirão, e isso é positivo, pois mantemos os sistemas de assistência e vigilância em alerta, acompanhando os possíveis doentes, considerando-os já como infectados, desde a notificação. Com isso, as medidas médicas, de acompanhamento e de isolamento já são acionadas. As entidades públicas e privadas do município trabalham juntas desde o início e estão capacitadas e em alerta total”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

Ainda segundo o secretário de Saúde, desde os primeiros casos suspeitos registrados na China, por determinação do prefeito Mario Botion, a secretaria iniciou os protocolos necessários para acompanhar a evolução da doença. O protocolo seguido por Limeira é o mesmo definido pela Secretaria Estadual da Saúde e pelo governo federal. O Ministério da Saúde só considera o caso como suspeito de coronavírus se o paciente viajou para países com transmissão ou casos confirmados da doença, febre e um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, coriza e outros), ou contato próximo com suspeitos ou casos confirmados de pessoas com o vírus.

Participaram da reunião, além do secretário de Saúde, o secretário de Comunicação Social, Antonio Peres, os diretores da pasta, Alexandre Ferrari (Vigilância em Saúde), Camila Rezende (Atenção Primária), e Maria Fernanda Olívio Dionizio (Urgência e Emergência), a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Amélia Maria da Silva, além de representantes do Samu e dos hospitais Santa Casa, Humanitária, Unimed e Medical.