APOIO
Prevenção à dengue ganha reforço da Campanha da Fraternidade
26/02/2020 | 18h04
Prevenção à dengue ganha reforço da Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade 2020 foi lançada nesta quarta-feira (26), na sede da Cúria Diocesana de Limeira, pelo bispo Dom José Roberto Fortes Palau. Neste ano, o tema da campanha é “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”. O prefeito Mario Botion participou do evento, a convite do bispo, para falar sobre a necessidade de prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O bispo fez um resgate histórico da Campanha da Fraternidade no Brasil, criada em 1962, e que é apresentada toda quarta-feira de cinzas, quando tem início a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa. Dom José também mencionou a parábola do Bom Samaritano, que inspirou a campanha deste ano. O lema da parábola é: “viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

Citando dados relacionados à violência no País, como feminicídio, altas taxas de suicídio e de acidentes de trânsito, o bispo destacou um dos principais objetivos da campanha, o despertar para a fraternidade. “A campanha proclama a inviolabilidade da vida humana. Não podemos ser indiferentes ao sofrimento alheio”, frisou.

No contexto da defesa e da promoção da vida, o bispo observou a preocupação com a dengue e a chegada do vírus do tipo 2, que circula desde o ano passado em todo Estado de São Paulo e para o qual a população ainda não está imunizada. “A necessidade de prevenção à dengue vem ao encontro da Campanha da Fraternidade 2020”, comentou.

O apoio da Igreja Católica no combate à dengue resulta de tratativas iniciadas há algumas semanas. Na quinta-feira passada (20), o prefeito e o bispo reuniram-se para discutir o assunto. Botion agradeceu e enfatizou a importância da parceria com a Igreja Católica, assim como de outras igrejas cristãs, nas ações de prevenção. Nos próximos dias, a prefeitura irá disponibilizar material de divulgação sobre a prevenção ao mosquito para ser entregue aos fiéis durante as celebrações.

O chefe do Executivo também falou sobre as ações de controle do mosquito desenvolvidas pelo município, como a intensificação do trabalho de prevenção, a criação do Gabinete de Prevenção e Emergência no Combate ao Aedes aegypti e a ampliação do número de mutirões e de visitas domiciliares. “Mais de 80% dos criadouros estão dentro dos quintais das pessoas. É responsabilidade de todos combater essa doença”, exclamou Botion.

Compareceram ao lançamento da campanha, os secretários municipais Vitor Santos (Saúde) e Antonio Peres (Comunicação Social), o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, a chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, o coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Ricardo dos Santos, e o Pe. Bruno Gabriel Steim.