MULTIPLICADORES
Com apoio do Ciesp, Prefeitura mobiliza líderes de recursos humanos para o combate à dengue
19/02/2020 | 15h06

O panorama da dengue em Limeira e a necessidade de prevenção ao Aedes aegypti foi o tema de uma reunião entre o secretário de Comunicação Social da prefeitura, Antonio Peres, a chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, e integrantes do Grupo de Recursos Humanos de Limeira (Gederhel). O encontro ocorreu no auditório do Ciesp/Fiesp, na manhã desta quarta-feira (19).

Peres salientou que, por determinação do prefeito Mario Botion, o município vem buscando o envolvimento de todos os setores da sociedade civil organizada nas ações de prevenção. “Nossa ideia é que o setor de Recursos Humanos das empresas desencadeiem atividades de conscientização sobre a necessidade de combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Esperamos que esses colaboradores, por sua vez, atuem como multiplicadores da importância da prevenção. Ações conjuntas de combate à dengue são realizadas desde os primeiros dias da atual gestão e as etapas estratégicas dessas iniciativas são acompanhadas em cada detalhe pelo prefeito”, frisou. O secretário ainda destacou que esse é um setor da maior relevância do plano de governo e todas as secretarias sempre são designadas pelo prefeito Mario Botion para atuarem no combate ao Aedes aegypti.

Com apoio de mapas e gráficos, a chefe da Divisão de Zoonoses mostrou os bairros de maior incidência da doença, entre eles, Abílio Pedro, Morro Branco e Nossa Senhora das Dores, mas destacou que os focos são encontrados de forma geral pela cidade, daí a importância de todos fazerem sua parte, a fim de evitar óbitos no município. Ela ainda detalhou todas as estratégias de controle desencadeadas pela Administração Municipal. Além disso, Pedrina alertou sobre a entrada do vírus da dengue do tipo 2, para o qual a população limeirense ainda não desenvolveu imunidade, e o risco de uma nova epidemia. Atualmente, há 121 casos de dengue confirmados no município.