MOBILIDADE URBANA
População utiliza transporte coletivo no primeiro dia de operação da Sancetur
15/02/2020 | 11h59
População utiliza transporte coletivo no primeiro dia de operação da Sancetur

Os usuários do transporte público de Limeira começaram a utilizar, hoje, o novo sistema oferecido pela Sancetur. A empresa contratada para operar o sistema atende o município com a marca SOU Limeira. Hoje (15) e amanhã (16), os ônibus circulam  de forma gratuita, para que os usuários conheçam o novo sistema.

Dos 120 ônibus que passam a circular pelo município, 100 são zero-quilômetro e 20 seminovos. Todos os veículos contam com ar-condicionado, portas elétricas, wi-fi, tomada USB e acessibilidade para pessoas com deficiência. “Damos início hoje a um momento muito importante para Limeira. Encerramos um processo de mais de 50 anos de má qualidade. A partir de hoje , iniciamos uma nova história no transporte público da cidade”, disse o prefeito Mário Botion.

Desde as primeiras horas do dia, equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana acompanham os serviços. Nenhum incidente foi registrado.  “A frota ainda passa por alguns ajustes tecnológicos por conta dos primeiros dias de funcionamento. Mas estamos atentos para que tudo seja resolvido o mais rápido possível”, disse o secretário da pasta Rodrigo Oliveira.

Paulo Xavier, morador do Pires de Baixo, usuário diário do transporte coletivo, aprovou os novos ônibus. “Aprovei o serviço 100%. É muito bom. Gostei especialmente do ar condicionado”, comentou.
O prefeito ressalta  que as mudanças no modelo de transporte, assim como a execução de uma grande pesquisa de origem e destino dos passageiros, para elaboração do novo “Plano de Mobilidade”, já estavam previstas no Plano de Governo.

Todos os valores das passagens praticados atualmente continuarão os mesmos: R$ 4 para quem paga em cartão (a recarga deve ser feita antes, no Terminal Urbano), e R$ 4,50 para quem pagar em dinheiro. Estudantes pagam metade, R$ 2,25, sendo que a recarga também deve ser feita previamente, respeitando as informações de horários e de aulas fornecidas pelas escolas. As informações sobre as linhas podem ser consultadas no site soulimeira.com.br, no ícone “Linhas e Horários”.

O cadastramento dos usuários será mantido nos próximos dias na Praça Cel. Flamínio (Praça do Museu), no espaço expositivo do Museu (antiga biblioteca municipal), localizado na Rua 13 de Maio, 102, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 16h. Até o momento, cerca de 39 mil usuários já fizeram o procedimento.

Já a recarga dos cartões pode ser feita no Terminal Urbano, que fica na Rua Quadros Sobrinho, 2, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h. Para comodidade dos usuários, Botion afirmou que em breve serão abertos mais pontos de recarga, em estabelecimentos comerciais espalhados pela cidade.