ÔNIBUS
Sancetur assume transporte em Limeira e catracas serão liberadas sábado (15) e domingo (16)
14/02/2020 | 16h20

O prefeito Mario Botion detalhou nesta sexta-feira (14), durante entrevista coletiva, o processo de transição do transporte coletivo de Limeira. A empresa contratada para operar o sistema é a Sancetur, que atenderá os usuários a partir desde sábado (15), com a marca SOU Limeira. Na entrevista, o prefeito anunciou ainda que, atendendo a sua sugestão, os ônibus da Sancetur vão circular neste sábado (15) e domingo (16) de forma gratuita, para que os usuários conheçam o novo sistema.

Dos 120 ônibus que passam a circular pelo município, 100 são zero-quilômetro e 20 seminovos. Todos os veículos terão ar-condicionado, portas elétricas, wi-fi, tomada USB e acessibilidade para pessoas com deficiência. “Esse é um momento muito importante para Limeira. Estamos virando a página de mais de 50 anos de má qualidade. A partir de amanhã, escreveremos uma nova história no transporte público da cidade”, frisou Botion.

O prefeito destacou que as mudanças no modelo de transporte, assim como a execução de uma grande pesquisa de origem e destino dos passageiros, para elaboração do novo “Plano de Mobilidade”, já estavam previstas no Plano de Governo. Porém, Botion relembrou que logo nos primeiros meses de 2017, quando assumiu a atual administração, o sistema começou a entrar em colapso. “Naquele momento (abril de 2017), nossa preocupação foi com a manutenção do serviço à população, e paralelamente, com a preservação do emprego dos funcionários”, comentou Botion, referindo-se à greve de motoristas e cobradores, que culminou com a intervenção da prefeitura na Viação Limeirense. “A intervenção foi um momento difícil, mas tivemos coragem de tomar essa decisão”, ressaltou.

Outro aspecto abordado por Botion foi o sucesso da mediação da prefeitura, nas negociações entre o sindicato da categoria (Sindttrul) e a Sancetur, para garantir a contratação dos trabalhadores nos quadros da nova empresa. “Hoje pela manhã houve uma assembleia no sindicato, em que os trabalhadores ratificaram as tratativas que fizemos ao longo desta semana. Todos os funcionários que quiserem trabalhar na Sancetur serão acolhidos”, disse Botion. No caso dos cobradores, o prefeito esclareceu que eles serão absorvidos em outras funções, considerando-se que o novo modelo de ônibus não requer esses profissionais.

Na ocasião, Botion fez um agradecimento especial a motoristas e cobradores, que nos três últimos anos, continuaram transportando a população. O prefeito também agradeceu o empenho e o apoio dos vereadores e da líder do governo na Câmara, a vereadora Erika Tank, bem como à direção do Sindttrul e à Sancetur, que está investindo R$ 50 milhões no transporte público de Limeira. “A Sancetur acatou nosso pedido de oferecer gratuidade integral neste final de semana (dias 15 e 16), a todos os passageiros que quiserem conhecer a qualidade dos novos ônibus. Será uma oportunidade para que a população experimente os veículos e volte a usar o transporte coletivo, diminuindo o número de carros e a poluição na cidade”, anunciou.

Todos os valores das passagens praticados atualmente, segundo Botion, continuarão os mesmos: R$ 4 para quem paga em cartão (a recarga deve ser feita antes, no terminal), e R$ 4,50 para quem pagar em dinheiro. Estudantes pagam metade, R$ 2,25, sendo que a recarga também deve ser feita previamente, respeitando as informações de horários e de aulas fornecidas pelas escolas.

Visando garantir a prestação do serviço a partir deste sábado (15), Botion destacou que a Sancetur já tomou todas as providências, tanto em relação aos usuários, quanto aos motoristas, que passaram nesta semana por treinamento. Itinerários, pontos e horários dos ônibus, conforme observou o prefeito, seguem sem alterações. As informações sobre as linhas podem ser consultadas no site soulimeira.com.br, no ícone “Linhas e Horários”.

O cadastramento dos usuários será mantido nos próximos dias na Praça Cel. Flamínio (Praça do Museu), no espaço expositivo do Museu (antiga biblioteca municipal), localizado na Rua 13 de Maio, 102, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 16h. Até o momento, cerca de 39 mil usuários já fizeram o procedimento.

Já a recarga dos cartões pode ser feita no Terminal Urbano, que fica na Rua Quadros Sobrinho, 2, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h. Para comodidade dos usuários, Botion afirmou que em breve serão abertos mais pontos de recarga, em estabelecimentos comerciais espalhados pela cidade.

Compareceram na entrevista coletiva, que ocorreu no Paço Municipal (Edifício Prada), o presidente da Câmara Municipal, Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá), os vereadores Zé da Mix, Estevão Nogueira, Helder do Táxi e Jorge de Freitas, o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, os secretários municipais Rodrigo Oliveira (Mobilidade Urbana), Daniel de Campos (Assuntos Jurídicos), Edison Moreno Gil (Gabinete), José Aparecido Vidotti (Fazenda), Antonio Peres (Comunicação Social) e André Basso (Gestão Estratégica), além da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno.