Notícias
SAÚDE
Limeira reúne hospitais para orientações sobre protocolo de atendimento a suspeitas de coronavírus
03/02/2020 | 17h52
Limeira reúne hospitais para orientações sobre protocolo de atendimento a suspeitas de coronavírus

A Secretaria de Saúde de Limeira, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, reuniu na tarde de hoje (3), representantes de hospitais das redes pública e privada do município para alinhar o protocolo de atendimento e encaminhamento de eventuais casos suspeitos do novo coronavírus, que causou um surto na China e se espalhou por outros países. Até o momento, Limeira não tem casos confirmados da doença e nem mesmo investiga suspeitas.

Por determinação do prefeito Mario Botion, a reunião aconteceu na Secretaria de Saúde e foi coordenada pelo secretário da pasta, Vitor Santos e pelo diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari. Entre os assuntos abordados estão protocolos de identificação de casos suspeitos, tratamento do paciente e em quais casos deve ser acompanhado pelos hospitais de referência no município. "Nos reunimos para alinhar o atendimento nas redes pública e privada, garantindo a saúde da população”, disse o secretário de Saúde.

O protocolo seguido pela Secretaria de Saúde de Limeira é o mesmo definido pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo governo federal. O Ministério da Saúde só considera o caso como suspeito de coronavírus se o paciente viajou para países com transmissão ou casos confirmados da doença, febre e um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, coriza e outros), ou contato próximo com suspeitos ou casos confirmados com o vírus. "Todos os procedimentos de segurança devem ser adotados para tratamento de casos como esse", explicou Ferrari.

ORIENTAÇÃO

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.

As investigações sobre possíveis infectados pelo novo coronavírus seguem em andamento. Apesar disso, sua transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas recentemente, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão: evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias; realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados.

Notícias recomendadas para você