Plano de Mobilidade é apresentado durante audiência pública
18/12/2019 | 18h58
Plano de Mobilidade é apresentado durante audiência pública

A GPO Sistran apresentou na terça-feira (17), na Câmara Municipal, o trabalho do Plano de Mobilidade Urbana realizado nos últimos meses. A exposição foi feita por técnicos da empresa durante audiência pública, encontro iniciado às 17h. A GPO foi contratada pelo município para elaborar o plano e a Secretaria de Mobilidade Urbana participou ativamente com o secretário Rodrigo Oliveira e técnicos da Pasta.

A elaboração documento faz parte do plano de governo do prefeito Mario Botion e atende legislação federal. Até fevereiro de 2021, municípios com população acima de 20 mil habitantes terão que apresentar um Plano de Mobilidade Urbana sob risco de deixar de receber verbas dos governos federal e estadual referentes a repasses e projetos.

“Além de estarmos cumprindo à risca uma lei federal, o plano é fundamental para ordenar e estabelecer propostas concretas voltadas à mobilidade urbana”, afirma o prefeito Mario Botion. Limeira é uma das poucas cidades do país que estaria cumprindo a legislação federal. “Colocamos isso como meta no nosso governo”, complementa o prefeito.

A audiência teve como finalidade esclarecer dúvidas e receber propostas que agora podem ser incluídas no documento final elaborado pela GPO. Numa próxima etapa, a proposta será transformada em projeto de lei que será remetido à Câmara.

MOBILIDADE E VIAS PÚBLICAS

Dois técnicos da GPO fizeram a exposição do plano, o engenheiro Geraldo Camargo de Carvalho Júnior e a arquiteta, Ivana Augusto Martins. Ambos e a também engenheira Silvia Mauad atuaram nos trabalhos de elaboração do documento contratado pelo município. O plano tem, entre outros aspectos, a busca de melhorias da modalidade urbana e definir todos os modais.

O Plano de Mobilidade, por exemplo, servirá de base para o edital definitivo do transporte coletivo de Limeira. Para tanto, serão extraídos do documento todas as informações coletadas por pesquisas realizadas durante os trabalhos da GPO e de demais estudos.

O objetivo proposto pelo plano é o fortalecimento da utilização desse modal. Atualmente, conforme dados apurados com a pesquisa de campo realizada pela GPO, apenas 15% da população utiliza-se de ônibus para deslocamentos – sendo que no transporte coletivo, são 8% e nos serviços de fretamento, 7%.

O transporte coletivo de Limeira sofrerá um amplo impacto com o novo edital, outra proposta que consta do plano de governo de Botion e que será executada a partir do lançamento da licitação. Até lá o transporte coletivo terá também uma renovação significativa com a contratação emergencial da empresa SanceTur, que tem previsão para início das operações, em 15 de fevereiro, conforme já foi anunciado.

Além da busca de fortalecimento do transporte coletivo, a pesquisa hierarquisa formas de mobilidade. Pelo grau de importância, estão na ordem pedestres, ciclistas, transporte coletivo, transporte de carga e, finalmente, carros e motos. O plano trata também de inúmeras mudanças na estrutura viária e de trânsito.

Os vereadores Edgar do Skate, Zé da Mix, Mir do Lanche, Lemão da Jeová Rafá, Estevão Nogueira e Wagner Rodrigues estiveram no plenário e acompanharam a audiência.