Evento literário marca premiação do Clube de Leitura
13/12/2019 | 15h08
Evento literário marca premiação do Clube de Leitura

O Teatro Nair Bello ficou pequeno para tanta emoção na manhã desta sexta-feira (13), com a cerimônia de premiação da Olimpíada do Clube de Leitura. A realização é uma iniciativa da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, e teve como objetivo laurear os 15 estudantes de cada ano letivo (1º ao 5º anos) que obtiveram a maior pontuação no "quiz" da disputa realizada durante todo o ano letivo.

A diretora pedagógica da pasta, Adriana Dibbern Capicotto, representando o secretário de Educação, André De Francesco, acompanhou a premiação, cumprimentou os presentes e agradeceu a participação do corpo docente e dos pais neste processo de incentivo à leitura e busca pela literatura como uma prática constante. “O Clube de Leitura traz livros encaminhados pelo Governo Federal às unidades escolares e os resultados positivos obtidos denotam o envolvimento dos alunos e a apropriação de novos conhecimentos”, disse.

O chefe da Divisão de Planejamento e Estatística, o professor Edgar Caldeira da Cruz, desenvolvedor da plataforma utilizada, também acompanhou a cerimônia e destacou a participação massiva dos alunos. Ao todo, mais de 10 mil estudantes foram envolvidos na competição que apresentou diferentes estratégias aliadas à metodologia de ensino e ao uso da tecnologia no fomento à leitura.

Durante o evento os presentes puderam acompanharam a contação de história “A contadora de Histórias”, da formadora Priscila Celestino. A equipe responsável pela coordenadoria do clube realizou a premiação em seguida. Os classificados receberam o certificado de participação e kits de livros literários.

O Clube de Leitura é uma plataforma virtual da Secretaria de Educação. Seu intuito é auxiliar o trabalho docente e envolver os estudantes em ações que favoreçam o desenvolvimento da competência leitora por intermédio da utilização dos recursos tecnológicos. Dentre seus objetivos está o de fomentar nos alunos o prazer pela leitura, a abordagem dos conteúdos relacionados à fluência e a compreensão leitora e contribuir com a utilização do acervo literário encaminhado às unidades escolares pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para a realização da Olimpíada, a equipe responsável pelo clube indicou uma relação de seis livros para cada ano letivo -que foram lidos e trabalhados em sala de aula. Após a realização da leitura, os estudantes responderam a uma série de perguntas sobre as obras por intermédio da plataforma on-line e obtiveram uma pontuação, que os classificaram para a premiação.