NOVEMBRO AZUL
Palestra no Centro do Idoso marca encerramento da campanha de prevenção ao câncer de próstata
28/11/2019 | 16h21

O encerramento do Novembro Azul 2019 – campanha dedicada à conscientização e prevenção ao câncer de próstata, está marcado para a próxima terça-feira (3), a partir das 14h, no Centro do Idoso (Av. Campinas, 745 - Cidade Jardim). Na ocasião, haverá palestra sobre o tema com o urologista da Santa Casa, Daniel de Almeida Braga, e coleta de PSA, exame de sangue capaz de diagnosticar a doença em seu estágio inicial. O exame é voltado a homens acima de 50 anos.

Para realização do exame, é necessário apresentar RG e Cartão SUS, além de seguir rigorosamente as instruções de preparo, são elas:

- Não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame;

- Não manter relações sexuais dois dias antes da coleta;

- Após colonoscopia, esperar no mínimo 15 dias;

- Após biópsia de próstata com ou sem ultrassom, aguardar 30 dias;

- Caso o paciente tenha realizado exame médico de toque retal ou sondagem uretral, colher o exame de sangue somente após quatro dias.

Neste ano, o Novembro Azul foi realizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o hospital Santa Casa. Desde o dia 1º, quando a campanha foi lançada, até ontem (27), foram coletados 1.797 exames, segundo levantamento da Secretaria de Saúde. A diretora de Atenção Primária à Saúde da prefeitura, Camila Rezende, avaliou positivamente os resultados da campanha até o momento. “Se diagnosticada no início, a doença terá maior chance de cura”, observou.