DEZEMBRO VERMELHO
Campanha de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis começa neste domingo
27/11/2019 | 16h44

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, lança no dia 1º de dezembro, a campanha “Dezembro Vermelho - Fique Sabendo 2019”, que é dedicada à conscientização e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A data escolhida para o início da campanha coincide com o “Dia Mundial de Luta Contra a Aids”. Das 9h às 12h, haverá testagem rápida de HIV e sífilis no Bosque Prefeita Maria Thereza, que fica na Rua Dr. Roberto Mange, s/nº, no Jd. Mercedes. A população também poderá aferir a pressão arterial e fazer exame de glicemia capilar.

A aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico e destrói as células de defesa do organismo. A transmissão do vírus HIV ocorre nas relações sexuais vaginal, anal e oral sem camisinha, no uso de seringa por mais de uma pessoa, na transfusão de sangue contaminado, da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação e por meio de instrumentos que furam ou cortam.

A gerente do Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas de Limeira (Semil), Melissa Gachet Sugshi, ressalta que, para evitar a transmissão do HIV durante as relações sexuais, o uso do preservativo do começo ao fim do ato sexual é essencial. No caso das gestantes, a recomendação é fazer o pré-natal corretamente e iniciar o tratamento o quanto antes, caso algum exame dê positivo.

Outra medida para impedir a propagação do vírus é a testagem, que permite identificar o status sorológico da pessoa. “De acordo com o relatório da UNAids, programa da ONU dedicado ao combate ao HIV, milhões de pessoas em todo o mundo não sabem que estão contaminadas pelo HIV”, frisou Melissa. Ela ressaltou que o teste é rápido, fácil, seguro e sigiloso. “Em apenas 20 minutos você fica sabendo o resultado”, comentou.

Ainda de acordo com a gerente do Semil, há atualmente 575 pessoas diagnosticadas com HIV/Aids em Limeira. Nos últimos quatro anos, o número de notificações apresentou variações. Foram 64 ocorrências em 2016, 41 em 2017, 56 em 2018 e 34 neste ano. Quanto à faixa etária dos novos casos registrados neste ano, foram duas ocorrências em indivíduos de 10 a 19 anos, 23 casos em pessoas de 20 a 39 anos e nove, na faixa etária de 40 a 59 anos. Ainda conforme o Semil, há neste ano uma prevalência de casos novos entre o público masculino: foram 25 homens e nove mulheres.

Melissa informou que, ao longo do mês, serão desenvolvidas outras atividades preventivas em diversos locais, sobretudo em escolas – o público-alvo da campanha 2019 são os jovens.

Serviço:
O Semil é o serviço de referência do município para HIV/AIDS, sífilis e hepatites virais. A sede fica na Rua Sergipe, 906, Vila Cláudia. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Os exames devem ser agendados pelos telefones 3442-4796 / 3444-2020, por e-mail (saude.dst@limeira.sp.gov.br) ou pessoalmente.