NOVEMBRO AZUL
Prefeitura de Limeira divulga balanço positivo em coleta de exames
22/11/2019 | 16h17
Prefeitura de Limeira divulga balanço positivo em coleta de exames

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou hoje (22) um balanço da campanha Novembro Azul 2019. Desde o início do mês foram realizadas 1.451 coletas de PSA - exame de sangue capaz de diagnosticar o câncer de próstata em estado inicial.

Segundo a diretora de Atenção Primária à Saúde, Camila Rezende, o número é bastante significativo, principalmente pela dificuldade que se tem em trabalhar a prevenção da doença com os homens. “Os resultados alcançados mostram a eficácia da campanha. É importante ressaltar também que a iniciativa continua e a nossa expectativa é aumentar o número de exames”, destaca. Ela ainda reforça que se o diagnóstico foi feito logo no início, os tratamentos para o câncer de próstata serão menos agressivos e garantirão maior qualidade de vida aos homens.

A campanha Novembro Azul, da Prefeitura de Limeira, segue até a próxima sexta-feira (29) e homens acima de 50 anos podem fazer a coleta do PSA. Para tanto, é necessário apresentar RG e Cartão SUS, além de seguir rigorosamente as instruções de preparo, são elas:

- Não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame;

- Não manter relações sexuais dois dias antes da coleta;

- Após colonoscopia, esperar no mínimo 15 dias;

- Após biópsia de próstata com ou sem ultrassom, aguardar 30 dias;

- Caso o paciente tenha realizado exame médico de toque retal ou sondagem uretral, colher o exame de sangue somente após quatro dias.