INCENTIVO E INOVAÇÃO
Alunos da FT Unicamp vencem o Desafio do Conhecimento
18/11/2019 | 12h56
Alunos da FT Unicamp vencem o Desafio do Conhecimento

Na quinta-feira (14) a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, realizou no teatro Nair Bello, a etapa final do “Desafio do Conhecimento”, em evento com a apresentação dos cinco Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) classificados para o dia "D".

Cada aluno ou grupo tiveram cinco minutos para defender seus projetos para a banca examinadora, composta pelo prefeito Mario Botion, o presidente da Acil, José Mario Bozza Gazetta, o vice-diretor do Ciesp regional, Renato Laranjeira, e o gerente de Desenvolvimento de Produtos para América do Sul, da empresa Mahle, Enrison Ladeia.

Os temas que chegaram à fase final foram: “Aprendendo engenharia brincando” de Gabriela Fernanda Nilsen e Rafaela Araújo (Faculdades Einstein); “Desenvolvimento de aplicativo móvel para auxiliar grupos vulneráveis em situações de risco” de Maria Carolina de Andrade Miranda e Priscila Akemi Nakahara (Faal); “Doe 1kW”, de Wilson Roberto Santurbano (Isca Faculdades); “Monitoramento e análise de batimentos cardíacos auxiliando o pré-diagnóstico de doenças cardiovasculares”, de Carla Cristine Alvarenga Ferrarez de Castro e Hiago Alves de Moura (FT Unicamp); e “Sistema de baixo custo para monitoramento de monóxido de carbono (CO) em ambientes internos”, da aluna Nathália Morgana Rissi (FT Unicamp).

O Desafio do Conhecimento é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Limeira e as faculdades do município, com objetivo de compartilhar o desenvolvimento do aprendizado, estimulando a inovação, a criatividade e o empreendedorismo em todas as áreas de formação.

Botion ressaltou que o “Desafio do Conhecimento” é mais uma das muitas ações que a Prefeitura está realizando no Mês Global do Empreendedorismo, dentro do Programa Permanente de Desenvolvimento (PPD). "Esta competição estimula e reconhece os projetos do meio acadêmico e é uma forma de incentivo à pesquisa, ao estudo e ao empreendedorismo", destacou.

Ao final das avaliações, o 1º Lugar ficou com o trabalho “Monitoramento e análise de batimentos cardíacos auxiliando o pré-diagnóstico de doenças cardiovasculares” apresentado pela dupla de alunos da FT Unicamp,  Carla Cristine Alvarenga Ferrarez de Castro e Hiago Alves de Moura.

Os participantes do "Desafio do Conhecimento" passaram por cinco fases até chegarem à final, desde a inscrição no mês de agosto e a seleção dentro da própria universidade. No mês de outubro, os inscritos participaram de um treinamento, quando foram preparados para as apresentações, numa semana de mentorias e palestras. Na quarta etapa, os estudantes produziram um vídeo sobre o trabalho. Os finalistas ganharam troféus e medalhas.

O "Desafio do Conhecimento" teve apoio da empresa Mahle Metal Leve, da Associação dos Ambientes de Inovação de Limeira (AAIL), dos Núcleos de Jovens Empreendedores (CIESP) e (ACIL) e do Observatório Social de Limeira.