Prefeitura zera fila de espera por endoscopias
04/11/2019 | 09h56
Prefeitura zera fila de espera por endoscopias

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, deu mais um importante passo para reduzir a fila de espera por consultas e exames. Após o “Mutirão Oftalmológico”, que atendeu 1.397 pacientes e realizou 348 cirurgias, a pasta anunciou o atendimento integral da demanda por endoscopias no município.

Em outubro de 2017, havia 2.539 exames aguardando agendamento. Já em outubro do ano seguinte (2018), o número caiu para 2.032. Atualmente, há 181 exames em processo de agendamento, sendo que a capacidade de atendimento para os próximos 30 dias é de 380 procedimentos.

Segundo o prefeito Mario Botion, esse resultado foi conquistado a partir do investimento na contratação de serviços, em parte por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas - Norte (Cismetro), e de melhorias no processo de planejamento.

Além das endoscopias, outro exemplo significativo da gestão na área de saúde são os exames de ultrassonografia. Quanto assumiu o governo, em 2017, os pedidos acumulados eram da ordem de 9.875. Atualmente, a fila de espera é de 1.941 pessoas, frente a uma capacidade de 4.382 atendimentos, até dezembro.

O aumento da oferta de exames também foi efetivado nos procedimentos de alto custo. Em abril de 2018, havia 8.012 pedidos de exames dessa natureza. Neste mês, são 1.791.

Nessa categoria estão os exames de colonoscopia, que permitem a detecção de pólipos, cânceres e doenças inflamatórias intestinais. A fila de espera pelo procedimento caiu de 346 para 56 pessoas no mesmo período.

Já os exames de ecocardiograma, que avaliam o funcionamento do coração, apresentaram redução de 1.215 para atuais 86 pedidos. “Estamos trabalhando intensamente para tornar mais ágil a marcação de consultas e exames, e assim, facilitar o acesso da população à saúde de qualidade”, ressaltou Botion.