INOVAÇÃO
Mês Global do Empreendedorismo começa e terá mais de 50 ações em novembro
01/11/2019 | 15h36
Mês Global do Empreendedorismo começa e terá mais de 50 ações em novembro

A palavra da vez, em novembro, é empreender. E, neste sentido, a Prefeitura de Limeira abriu hoje (1º) a terceira edição do Mês Global do Empreendedorismo, iniciativa promovida pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação e que oferecerá mais de 59 atividades durante o mês. O prefeito Mario Botion realizou a abertura oficial do evento, na Escola Senai Luiz Varga, que foi acompanhada por alunos da instituição. “Essa é uma iniciativa que faz parte do Programa Permanente de Desenvolvimento (PPD), que está presente em nosso plano de governo”, citou o prefeito.

Compuseram a mesa de abertura, além do prefeito, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil), José Mário Bozza Gazzetta, o gerente regional do Sebrae Piracicaba, Jonas Eduardo Nicodemo, e o coordenador de atividades pedagógicas do Senai, Marcos Valério Rodrigues. Também estiveram presentes o vereador Estevão Nogueira, o secretário de Comunicação Social, Antonio Peres, e a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno.

“Essa iniciativa é muito importante pois hoje, em vez de as pessoas procurarem emprego, elas devem criá-lo. E isso deve ser incentivado, principalmente nos jovens”, afirmou o prefeito, que ainda ressaltou que o espírito empreendedor também pode ser um diferencial dentro de uma empresa. “Com certeza, com os conhecimentos absorvidos durante esse mês, mesmo que não tiverem a oportunidade de abrir seu próprio negócio, vocês [alunos] serão melhores colaboradores onde vierem a trabalhar”, observou.

Ele destacou, ainda, a vocação de Limeira para o empreendedorismo e a inovação. “Temos muitas empresas líderes em seus segmentos, que estão em Limeira, graças ao trabalho de visionários.” Por fim, Botion enalteceu a participação de diversos parceiros da iniciativa: Senai, Acil, Sesi, Sebrae, Senac, Campl, Cotil, Nosso Clube, Associação dos Ambientes de Inovação de Limeira (AAIL), Associação dos Contabilistas de Limeira (Apecl), Ciesp, Integra Consultoria, Observatório Social do Brasil, Etec Trajano Camargo, e faculdades Anhanguera, Einstein, Faal, Unicamp (FCA e FT) Isca e Unip.

Um grande diferencial dessa edição do Mês Global do Empreendedorismo será uma Palestra Magma com o comentarista de economia da Globo, Carlos Alberto Sardenberg, no dia 27, às 19h30, no Nosso Clube. Para assistir à palestra, os interessados deverão trocar um brinquedo novo pelo ingresso. Essa ação integra a campanha “Natal com Sorriso”, do Fundo Social de Limeira.

“Esse mês é extremamente importante porque vamos levar formação por meio de todos os nossos parceiros com mais de 50 ações, todas gratuitas e abertas”, endossou Tito Almirall. O secretário falou, ainda, que o Mês Global do Empreendedorismo está em sua terceira edição, e que “essa é uma iniciativa de sucesso da atual administração”. Em sua fala, Almirall lembrou, ainda, que Limeira tem muitas pessoas, e histórias, ligadas ao empreendedorismo.

O aspecto empreendedor do município também foi destacado pelo presidente da Acil. “Limeira está à frente de muitas cidades da região e existem vários exemplos disso, entre eles, o major José Levy Sobrinho”, citou, relembrando a história do comerciante na exportação de laranjas. “Ser empreendedor não é só abrir um negócio, mas também ser inovador. Todas as palestras deste mês servirão para despertar o que há de bom dentro de vocês [alunos], aquilo que faz a diferença”, incentivou.

O coordenador do Senai deu as boas-vindas a todos, já que a escola foi sede da abertura do evento, e também destacou a relevância do tema da iniciativa da prefeitura, principalmente no sentido de que o empreendedorismo gera emprego. “Hoje precisamos falar das mudanças do mundo do trabalho. Essa ação é o mês global, ou seja, o mundo está preocupado com as mudanças que estão ocorrendo e precisamos estar preparados”, pontuou Rodrigues.

Jonas Nicodemo, por sua vez, enalteceu a iniciativa da Prefeitura. “Para o Sebrae, é uma honra participar pela terceira vez desse evento. Limeira é uma cidade referência na nossa região, pois desenvolve muito bem todos os eixos de trabalho que temos no Sebrae”, reconheceu o gerente. Ele também anunciou uma novidade. “No final do mês, vamos sortear duas bolsas de um programa novo do Sebrae, chamado Empreenda, que vai preparar os participantes para abrirem suas empresas.”

Após a abertura, os alunos do Senai assistiram à palestra “Empreendedorismo como opção de carreira”, com a analista do Sebrae, Alice Rosado, também presente na abertura. A programação completa do Mês Global do Empreendedorismo pode ser conferida em www.limeira.sp.gov.br/empreendedorismo