MAIS DE 40 MIL OBRAS
Biblioteca Municipal reforça serviços de inclusão
31/10/2019 | 17h14
Biblioteca Municipal reforça serviços de inclusão

Inspirando-se na data da última terça-feira (29), quando foi celebrado o Dia Nacional do Livro, a Biblioteca Municipal Professor João de Sousa Ferraz convida a população limeirense a visitar seu acervo que, atualmente, oferece locação gratuita com mais de 40 mil livros disponíveis, além de serviços inclusivos.

O equipamento da Secretaria de Cultura garante que a leitura chegue a todos os munícipes, oferecendo serviços para deficientes, pessoas com baixa visão e idosos, ao disponibilizar equipamentos para leitura de textos e computador acessível composto por ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA (NonVisual Desktop Access) e computador.

Os equipamentos possibilitam que o interessado possa ampliar a leitura desejada, através do scanner, ou ainda que esta seja transformada em livro falado com voz sintetizada e salva em formato mp3 para ser escutada em qualquer lugar.

O local participa ainda da Dorinateca, a biblioteca digital do Instituto Dorina Nowill para Cegos, que disponibiliza um acervo com mais de 5.500 livros no formato Daisy (falado, mas com voz sintetizada) ou para impressão em Braille. Ambos os serviços podem ser solicitados e gravados em formato mp3 para os usuários da biblioteca.

Além dos equipamentos fornecidos, a Biblioteca oferece o “Telebiblioteca”, criado em 2007 com o objetivo de facilitar o acesso ao acervo disponível para empréstimo, a fim de que pessoas com mais de 60 anos, deficientes ou aqueles que estejam momentaneamente impossibilitados de se locomoverem até o local da Biblioteca, possam realizar um empréstimo domiciliar. O atendimento é feito pelo telefone 3442-6539 ou e-mail (bibliotecadelimeira@gmail.com), sendo que no ato da solicitação, o usuário informa um documento de identidade e o endereço para entrega, para fins de cadastramento, recebendo a leitura desejada em casa.

Com o serviço oferecido pela Biblioteca, todos podem comemorar esta data festiva imerso em sua leitura favorita. A Biblioteca Municipal fica no Parque Cidade, localizado na rua José Botelho Veloso, s/n, Vila São João. Mais informações pelo telefone (19) 3442-6539.