TEATRO
Projeto Jovem em Cena tem oficinas finalizadas com apresentação dos participantes
16/10/2019 | 16h49

As duas oficinas do projeto Jovem em Cena, que aconteceram durante os meses de setembro e outubro, foram finalizadas ontem. Elas aconteceram na Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea), no Centro, e no Centro de Artes e Esportes Unificados de Limeira (CEU Limeira), no bairro Geada. A iniciativa é parte do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, e patrocínio da Mando Corporation.

Com início das aulas em 17 de setembro, ministradas pelo diretor teatral Fabiano Lodi, o projeto teve o objetivo de criar um espaço para o aprendizado e desenvolvimento de técnicas fundamentais para a formação de jovens atores, com ênfase no trabalho corporal e vocal, bem como a criação de cenas a partir de exercícios de improvisação e composição. “Limeira foi a primeira cidade da circulação 2019 e 2020 do projeto, em que oferecemos uma vivência com os principais aspectos da formação artística de uma atriz e de um ator, enfatizando matérias específicas que os artistas estudam para desempenhar seus papéis na cena”, disse Lodi.

Com as oficinas, cada aluno trabalhou exercícios individuais de movimento, expressão corporal e consciência vocal aplicadas na atuação, desenvolvidas e exploradas em práticas coletivas de criação cênica. As oficinas foram encerradas com apresentação dos alunos. “Aqui, em Limeira, a gente viveu o processo, sendo cinco encontros em que duas turmas vivenciaram, em cada dia, um módulo distinto dessas matérias importantes: expressão corporal, voz, desinibição, montagem de cena, interpretação e diversas partes do trabalho de formação profissional que foram oferecidas em uma vivência rápida e lúdica que resultaram, no último dia, em um experimento, em uma cena, em que o próprio grupo criou e se organizou, trouxe os elementos cênicos que interessavam a eles serem mostrados e apresentaram ao público, tanto uns pros outros como para o público externo”, complementou o oficineiro e diretor teatral.