Prefeitura participa da Feira do Empreendedor do Sebrae
14/10/2019 | 14h13
Prefeitura participa da Feira do Empreendedor do Sebrae

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, em parceria com a Associação Limeirense de Joias (ALJ) e o Sindicato da Indústria de Joalheria, Bijuteria e Lapidação de Gemas do Estado de São Paulo (Sindijoias), participou da edição 2019 da Feira do Empreendedor do Sebrae-SP. Realizado na semana passada, em São Paulo, o evento teve como tema “Empreender é para todos”.

Considerada o maior evento de empreendedorismo do Brasil, a feira trouxe novas experiências para quem gostaria de abrir seu próprio negócio ainda este ano. Entre as novidades desta edição, teve a arena “Empreender é para todos!”, com o objetivo mostrar a diversidade do empreendedorismo e expor diversos casos de sucesso. Outra novidade é o um espaço dedicado exclusivamente ao empreendedorismo feminino, focado em trabalhar as principais questões empreendedoras deste público.

A prefeitura participou da feira com um espaço para divulgar o título de “Capital Nacional da Joia Folheada”, representando todas as empresas do setor e fomentando o Turismo de Negócios. Alguns “kits de venda” estavam em exposição. “Como poder público, é de suma importância levarmos o nome de Limeira nesta feira de negócios. Muitos revendedores ainda não têm acesso ao nosso polo, realizando compras com limitações de produtos e preços mais altos. Divulgar e fomentar o nosso título de capital da joia folheada traz ganhos para diversos setores, tanto industrial, como para os lojistas, além do turismo de negócios”, destacou o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall.

“A Feira do Empreendedor foi uma ótima oportunidade para divulgarmos nossa cidade como polo fabricante de joia folheada. Muitas pessoas interessadas em empreender com joia folheada visitaram o nosso estande. Além disso, pessoas que já revendiam através de terceiros ficaram contentes em saber que, vindo até Limeira, encontrariam maior variedade de produtos e melhores preços, pois comprariam diretamente dos fabricantes”, comentou o sócio da Luíza Folheados, Carlos Eduardo Ferreira da Silva.

Outra novidade da feira em 2019 foi o espaço destinado aos negócios em casa. Hoje em dia, muitas pessoas aproveitam a garagem, um quarto e até transformam a própria cozinha para dar luz a um empreendimento. Pensando nisso, o Sebrae-SP expôs quatro modelos de negócio que são perfeitamente viáveis e comumente procurados por novos empreendedores: barbearia/salão de beleza; minifábrica de bolos; negócios online; e um espaço de eventos, que envolve desde a produção cerimonialista até o trabalho de um DJ ou bartender.

“Com uma vasta exposição de conteúdos, mentorias e exposições, o objetivo principal do evento neste ano foi gerar negócios e oportunidades para nossos clientes. Encerramos a feira com sentimento de dever cumprido, após inúmeros depoimentos dos expositores e visitantes, que deram uma contribuição fundamental para que consigamos construir um futuro melhor para nosso país”, destacou o gerente do escritório regional de Piracicaba do Sebrae-SP, Jonas Nicodemo.

Os visitantes também participaram de uma dinâmica que envolveu vários pontos-chaves da gestão de um negócio, tais como atendimento, marketing digital, gestão de preço e estoque, tudo em formato de gincana com profissionais do Sebrae-SP. Depois, eles fizeram a imersão nos espaços de negócios em casa, seguido por orientações sobre formalização e linhas de crédito para a viabilização do negócio.