DESENVOLVIMENTO
Prefeito participa de evento que marca início das obras da nova sede da Nice
11/10/2019 | 15h28
Prefeito participa de evento que marca início das obras da nova sede da Nice

O prefeito Mario Botion participou hoje (11) do evento que celebrou o início das obras da nova sede da Nice, multinacional italiana, em Limeira. A cerimônia aconteceu na área de 40 mil metros quadrados onde ficará o empreendimento, que será um dos centros globais de pesquisa e desenvolvimento da marca Nice. Na ocasião, foi realizado o plantio da primeira árvore do local, que simboliza o início das obras, dentro dos princípios de sustentabilidade. O investimento é de R$ 100 milhões.

O fundador e chairman do grupo, Lauro Buoro, o CEO da Nice, Roberto Griffa, e o diretor-geral da operação brasileira, Leonardo Sanchez, estiveram presentes no evento. Também marcou presença o arquiteto e designer italiano, Mario Cucinella, responsável pelo projeto arquitetônico, além do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Limeira, Tito Almirall, e demais executivos da empresa, que trabalha com soluções em automação, segurança, controles de acesso, entre outros produtos.

O prefeito Mario Botion destacou a importância da empresa para o município, desde a compra do grupo Peccinin, em 2011. “É um orgulho de saber que a empresa limeirense Peccinin, com a importância que teve, foi adquirida por um grupo que está presente no mundo inteiro e que hoje está se instalando efetivamente em Limeira”, observou. Segundo ele, o novo complexo se tornará um cartão-postal e trará benefícios para a cidade. “Nós temos a preocupação de buscar a prosperidade dos nossos cidadãos, e isso vem através do desenvolvimento econômico e social”, completou.

Sanchez e Griffa, por sua vez, agradeceram o apoio do prefeito no andamento dos processos para o início das obras da nova sede. Segundo o CEO da Nice, foram feitas diversas pesquisas para a escolha de um local para ser um centro de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em cidades vizinhas. Mas, conforme Griffa, em conversas com Buoro, decidiu-se para que a empresa continuasse em Limeira e investisse na cidade. “A nova fábrica será um carro-chefe que simboliza o compromisso da Nice com a inovação, o crescimento e a sustentabilidade”, ressaltou o CEO.

A expectativa dos executivos da empresa é que o número de empregos gerados pela empresa cresça cerca de 40%. A atual sede da Nice possui cerca de 200 colaboradores, nas áreas de vendas, pós-vendas, administrativo e pesquisa e desenvolvimento (P&D), com produção da linha de automatizadores de portas e portões.

ESTRUTURA

Dos 40 mil metros quadrados de terreno, 16,5 mil metros quadrados serão de área construída (com dois andares de escritórios, espaços para funcionários, como academia e churrasqueira, e área de treinamento) e oito mil metros quadrados de área verde – parte do projeto sustentável, destacado por Cucinella em sua fala. Inclusive, a construção, que deve ser entregue no segundo semestre de 2020, receberá a certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environment Design).

Segundo o arquiteto, dentro do contexto sustentável, serão 4 mil metros quadrados de painéis fotovoltaicos capazes de fornecer toda a energia elétrica necessária para a operação nos dias de sol, além de um tanque de água de 500 metros cúbicos, que armazenará água da chuva para reutilização. A cobertura foi projetada com uma forma pontiaguda que remete a uma folha tropical e que será capaz de oferecer proteção à radiação solar direta. Além disso, as estratégias sustentáveis do prédio permitirão que o complexo opere sem emissão de carbono.