Notícias
FORMAÇÃO
Profissionais do Ceprosom participam de simpósio sobre primeira infância
04/10/2019 | 16h53
Profissionais do Ceprosom participam de simpósio sobre primeira infância

Cerca de 20 profissionais do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) participaram ontem (3) e hoje (4), do VIII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, via satélite, promovido pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI). O objetivo é qualificar os supervisores e visitadores do programa Criança Feliz que atuam com gestantes e cuidadores de crianças de 0 a 3 anos e de 0 a 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O evento foi em São Paulo (SP), mas os servidores assistiram às palestras em uma transmissão simultânea na sede do Ceprosom. O tema dessa edição do simpósio foi “Equidade na primeira infância: os primeiros passos para um Brasil mais justo”, com a participação de especialistas do mundo inteiro, como David Williams, professor do Departamento de Saúde Pública e Ciências Sociais da Universidade de Harvard, localizada nos Estados Unidos, e Drauzio Varella, médico oncologista, cientista e escritor.

A presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, explicou que essa é a primeira vez que os profissionais participam desse simpósio, mas que desde 2017, quando o programa foi estabelecido em Limeira, os servidores passam por formações continuadas, uma exigência do programa do Governo Federal. Segundo ela, o conteúdo debatido durante o evento internacional agregará ao trabalho dos profissionais. “É uma ferramenta de trabalho para o acesso à equipe técnica. O seminário reforça o conhecimento e o acesso para um futuro mais qualificado, tanto para a criança quanto para a família”, falou.

EQUIDADE

Conforme a assistente social do Ceprosom, Fernanda Mendes, o simpósio discutiu temáticas referentes ao desenvolvimento da primeira infância, riscos e oportunidades nos primeiros anos de vida, comunicação e engajamento das famílias, ambiente favorável e estimulante ao desenvolvimento infantil e questões de desigualdades. “O simpósio também debateu a importância do investimento na primeira infância, principalmente de caráter preventivo, considerando que é a fase mais importante do ser humano”, observou.

Aucélia também falou sobre a necessidade do investimento na primeira infância. “Quanto mais olharmos para essa questão, melhor será o rendimento e o aproveitamento dessa criança e da família no futuro. Precisamos pensar como um todo, o contexto em que ela está inserida, o local, e todas as possibilidades que ela tenha de acesso, tanto da área social, como educação, cultura e esporte, em perspectiva à superação da vulnerabilidade que ela enfrenta no momento.”

Outro ponto destacado por Fernanda, e que foi trabalhado durante o simpósio, é a desigualdade. “Seja econômica, racial ou educacional, os especialistas falaram sobre desigualdade e o quanto isso interfere no desenvolvimento da criança”, comentou a assistente social. Segundo ela, foram traçados diversos paralelos, com base em dados científicos, e debatido o que os profissionais têm feito dentro dessa temática para buscar mais igualdade.

Segundo Aucélia, o material do simpósio ficará disponível no site do Ceprosom (ceprosom.sp.gov.br) para que a equipe do programa Criança Feliz possa fazer consultas futuramente.

CRIANÇA FELIZ

Segundo a presidente do Ceprosom, Limeira tem uma meta de atender 500 crianças dentro do programa do Governo Federal. Aucélia comentou que o município está perto de alcançar essa meta, acompanhada mensalmente. “O programa também passa por uma reformulação, com metas específicas e estratificadas para cada região, para que o município olhe cada território, e verifique quem é a família e a forma como ela é atendida”, pontuou. De acordo com ela, isso é positivo pois proporciona um olhar mais aprofundado em cima da realidade da família e que serviços são oferecidos para essa família.

Notícias recomendadas para você