Academias de ginástica fazem capacitação sobre uso do desfibrilador
01/10/2019 | 17h04
Academias de ginástica fazem capacitação sobre uso do desfibrilador

Profissionais que atuam em academias de ginástica participaram nesta terça-feira (1º), no Paço Municipal (Edifício Prada), do curso “Regulamentação Sanitária para Atividade de Condicionamento Físico e Atualização em Suporte Básico de Vida com o Uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA)”. A promoção foi da Secretaria de Saúde de Limeira, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (Visa) e do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento Humano.

Para tanto, técnicos da Visa realizaram uma exposição sobre a importância da regularização sanitária das academias de ginástica do município. Na sequência, a enfermeira da Secretaria de Saúde, Fernanda Cantão Silva, ministrou uma aula sobre os conceitos de primeiros socorros com ênfase no manejo do desfibrilador – equipamento obrigatório nesses estabelecimentos.

Uma das alunas foi a bombeira civil Fabiana da Silva Araújo, que trabalha em um condomínio que abriga uma academia de ginástica. “É muito importante adquirir esse conhecimento para atuar em caso de necessidade”, disse. Outra participante era a educadora física Ana Elisa Ribeiro, da Academia Terapêutica LB Mazer. Formada há mais de dez anos, ela contou que renova a formação em Suporte Básico de Vida todos os anos e que está “preparada” para agir frente a uma situação de ressuscitação cardiorrespiratória.

A capacitação terá outras duas edições, uma amanhã (2), das 13h às 17h, e outra no dia 9, das 8h30 às 12h30. Ainda há vagas para o treinamento do dia 9. O público-alvo são os educadores físicos. Os interessados devem fazer a inscrição pelo link: http://bit.ly/2mk2cY4

Ambos os cursos ocorrem no auditório do Paço Municipal, que fica na Rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira, 179. Segundo a gerente da Visa, Renata Martins, a iniciativa está inserida nos eventos em torno do Mês da Vigilância Sanitária, comemorado em agosto.