Ação de saúde muda rotina de frequentadores do Pq. Ecológico do Jd. do Lago
24/09/2019 | 16h30
Ação de saúde muda rotina de frequentadores do Pq. Ecológico do Jd. do Lago

O Parque Ecológico do Jd. do Lago, em Limeira, recebeu na manhã desta terça-feira (24) a “Ação Integrada – Todos pela Vida”. A iniciativa foi promovida pela equipe de Saúde da Família do Jd. Odécio Degan e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Aproximadamente 30 moradores da região participaram de uma aula de alongamento e puderam aferir a pressão arterial, medir a circunferência abdominal e fazer exame de glicemia. Na sequência, houve uma palestra sobre “Prevenção ao Suicídio” com a psicóloga e mestre em Neurofisiologia, Josiane Miranda. Ambas as atividades marcaram o mês de prevenção às doenças cardiovasculares (Setembro Vermelho) e ao suicídio (Setembro Amarelo).

Durante sua explanação, Josiane falou da importância da discussão em torno do suicídio, considerando-se o aumento de ocorrências dessa natureza. Por ano, ela afirmou que são registrados 804 mil suicídios no mundo. “Precisamos levar informações sobre esse tema às pessoas, para que elas consigam ajudar aqueles que precisam”, frisou.

Segundo Josiane, é importante ficar atendo a alguns sinais que podem indicar comportamento suicida, entre eles, pensamentos negativos verbalizados por meio de expressões como: “eu sou um fardo para minha família” ou “eu não consigo resolver nada na minha vida”.

O isolamento social, as mudanças bruscas de comportamento, a tristeza prolongada e o abuso de álcool e drogas são aspectos que, conforme ela esclarece, precisam ser observados por amigos e familiares. “As pessoas sob risco de suicídio costumam demonstrar sentimento de desamparo, desespero e desesperança. A depressão também é um fator a ser considerado”, afirmou.

A psicóloga ressaltou que o atendimento de referência para questões relacionadas ao suicídio é o Caps 2, voltado a adultos, e o Caps i, que recebe crianças e adolescentes. “A presença do Caps nos municípios reduz em até 14% o risco de suicídio”, comentou. Josiane também observou que toda a rede de Atenção Básica está apta a acolher esses casos e fazer os encaminhamentos necessários.

Há, ainda, o Ligue 188 – número de telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV) que funciona gratuitamente em todo o território nacional, 24 horas por dia. “O Nasf e as equipes de Saúde da Família da região mantém atividades de promoção à saúde no Parque Ecológico do Jd. do Lago que podem minimizar pensamentos negativos”, relatou.

Serviço:

- Caps 2 - Rua Treze de Maio, 82, Centro. Telefone: 3443-3432.

- Caps i - Rua Samuel Chequi, 355, Jd. Montezuma. Telefone 3444-3892.

- Informações sobre as atividades no Parque Ecológico do Jd. do Lago podem ser obtidas diretamente nas Unidades Básicas de Saúde do Jd. Aeroporto, Odécio Degan e Ernesto Kühl