ÓPERA
Orquestra e Coro apresentam O Mikado, de graça, nestas quinta e sexta-feira
24/09/2019 | 16h00
Orquestra e Coro apresentam O Mikado, de graça, nestas quinta e sexta-feira

A Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) e Coro, sob regência do Maestro Diego Lago, apresentam a ópera cômica, do compositor inglês A. Sullivan, e libreto do dramaturgo inglês W. S. Gilbert “O Mikado”, nestas quinta (26) e sexta-feira, às 20h30, no Teatro Vitória, com entrada franca. A apresentação compõe a programação da Série Pingente e é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, integrada às celebrações dos 193 anos de Limeira, comemorados no último dia 15.  As direções vocal e cênica são de Vinícius H. Ferreira.

O Mikado é uma das óperas mais famosas, fruto da parceria entre Gilbert & Sullivan. Opereta cômica em dois atos, é toda ambientada em um Japão fictício, criado pelos próprios autores, onde as críticas ácidas ao sistema político e social europeu da época eram diluídas na comicidade de personagens caricatos, com nomes, modos e linguajar nada orientais. A ideia de um país como o Japão, para a época, trazia o contexto exótico à ópera que, em sua primeira montagem, ficou em cartaz por dois anos.
A trama se desenvolve em Titipu, cidade para onde Nanki-Poo, filho do Imperador Mikado, foge, disfarçado de tocador de shamisen (instrumento de cordas japonês), para não ter que se casar com Katisha, a quem foi prometido. Nesta cidade, encontra o amor de sua vida, Yum-Yum, uma das três pupilas de Ko-Ko, um alfaiate de quinta que havia sido condenado à morte, mas que foi inocentado e promovido ao cargo de Alto Senhor Executor sob circunstâncias nada convencionais.

O que parecia ser o sonho de felicidade de Nanki-Poo vai por água abaixo ao descobrir que Yum-Yum, mesmo desgostosa, mas estimulada por suas irmãs Peep-Bo e Pitti-Sing, terá que se casar com Ko-Ko. Devido esta paixão, uma série de eventos se desenrolam e, com o auxílio de Pooh-Bah, o maior e mais esperto político de Titipu, todos se metem em uma grande enrascada.
A comédia tem entrada gratuita e os ingressos devem ser retirados a partir das 18h no dia de cada apresentação. O Teatro Vitória fica na Praça Toledo Barros, s/n, Centro.

FICHA TÉCNICA

Orquestra Sinfônica de Limeira e Coro da Osli