TEATRO
De forma lúdica, espetáculo conscientiza crianças para trânsito mais seguro
23/09/2019 | 17h48
De forma lúdica, espetáculo conscientiza crianças para trânsito mais seguro

O objetivo era encantar, divertir e, o mais importante, conscientizar. Dessa forma, Paulinho e Cris entraram em cena hoje (23), no Teatro Nair Bello, para apresentar a mais de 720 alunos de escolas municipais a Transitolândia, uma cidade caótica, criada especialmente para a encenação de “No ar: pequenos condutores”, do Programa de Ação Cultura (ProAC), do Governo Estadual. De forma lúdica, os personagens mostraram às crianças a importância de se respeitar as leis de trânsito desde cedo e o papel delas como multiplicadoras daquilo que aprenderam com o espetáculo.

Para isso, Paulinho e Cris vão ao Parque da Alegria – ele com seu skate e ela de patinete. Os dois estão com todos os equipamentos de segurança e utilizam a ciclovia para chegar ao local. É lá que eles aprendem tudo sobre o trânsito com monitores da cidade. O objetivo deles é ajudar a Transitolândia que, mesmo com a Semana do Trânsito realizada todos os anos, continua tendo problemas com a falta de respeito e de cidadania dos motoristas da cidade, que correm além da conta e não respeitam a sinalização.

Tudo o que Paulinho e Cris conhecem sobre trânsito, as crianças, atentas, também aprendem: a importância do uso da ciclovia e a necessidade de usar equipamentos de segurança ao andar de bicicleta, patinete ou skate, até a conscientização para que auxiliem o trabalho dos agentes de trânsito e verifiquem se seus pais seguem todas as normas ao dirigir. As crianças também receberam informações importantes sobre acidentes e como é primordial que elas também façam sua parte desde cedo.

Antes do espetáculo iniciar, a coordenador de Educação no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Vanessa Muniz, deu as boas-vindas à criançada e explicou que o objetivo da ação é conscientizá-los para que eles levem aos pais o que aprenderam durante o espetáculo. Ela também lembrou que essa ação faz parte da Semana do Trânsito. A vereadora Erika Tank esteve no teatro e também acompanhou a primeira encenação, dividida em três horários ao longo do dia.

Participaram da atividade os alunos das escolas Emeief Prof. Maria Aparecida de Luca Moore, Emeief Aracy Nogueira Guimarães, Emeief Prof. Noedir Tadeu Santini e Emeief Prof. José Roberto Braz e Sesi 05.

PROGRAMAÇÃO

Dentro da Semana do Trânsito, na última sexta-feira (20), a Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com a Polícia Militar Rodoviária, realizou uma ação educativa na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Os alunos assistiram a palestras com orientações do trânsito, principalmente sobre travessia segura pela faixa de pedestres, e realizaram uma blitz educativa em frente a Apae, na Avenida Antônio D'Andréa. A iniciativa abordou cerca de 300 motoristas.

A programação prossegue nos próximos dias. Amanhã (24), das 9h30 às 10h30, o projeto de Educação no Trânsito será apresentado à escola Sesi, localizada no Jardim Nova Suíça. O encerramento da semana será na quarta-feira (25), quando é celebrado o Dia Nacional do Trânsito, e acontecerá na Apae, das 8h30 às 10h e das 13h30 às 15h, com a cidade do trânsito. A Semana do Trânsito é realizada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana.