Notícias
ATLETAS E DOWN DANCE
Prefeito faz entrega de certificado de reconhecimento público
19/09/2019 | 20h28
Prefeito faz entrega de certificado de reconhecimento público

O prefeito Mario Botion entregou nesta quinta-feira (19) certificados de reconhecimento público para atletas, equipes esportivas e para integrantes do grupo Down Dance, durante evento realizado na sala de reuniões do gabinete, entre o final da manhã e início da tarde. A homenagem foi uma forma de agradecimento do prefeito, em nome da população da cidade, pela desenvoltura dos esportistas. 
O esporte e lazer vem sendo uma plataforma bastante significativa da atual administração. O setor, ao lado de Saúde, integra o programa Limeira Ativa e Saudável. "Estamos desde o início do ano dando uma atenção muito especial ao esporte, atividade necessária para a formação do cidadão", disse o prefeito Mario botion. 
Foram homenageados atletas individualmente e equipes. No total, foram 24 certificados. Entre os homenageados, estavam atletas de alto rendimento, como o nadador olímpico de Limeira, Guilherme Guido. Mas também, por exemplo, atletas com deficiência visual do Goal Ball, do Proesa (Programa de Esportes Adaptados), estrutura criada pela Prefeitura de Limeira na Secretaria de Esporte e Lazer, para atender público com deficiência, em atividades esportivas. 
O secretário Luiz Augusto Zanon (Esporte e Lazer) agradeceu a presença dos atletas e parabenizou a todos pela atuação deles e conquistas. 
Falando em nome dos atletas, Guilherme Guido, parabenizou o prefeito pela atuação que o atual governo vem tendo em relação ao setor esportivo. "A movimentação que observamos na área esportiva da cidade é notória", diz o nadador. 
Durante sua fala, Mario Botion agradeceu em nome dos 306 mil habitantes de Limeira a cada uma dos atletas e dançarinos presentes no evento. "Isso vale para os atletas de alto rendimento como também para aqueles que praticam esportes pela vontade de viver". O papel da inclusão durante o evento de hoje foi também bastante importante. 
O prefeito destacou que o esporte vem sendo uma referência no seu governo, não só pelas praças esportivas que estão sendo reformadas ou construídas, mas também pelo reforço e incentivo à atividade esportiva.
Botion citou investimentos na ordem de R$ 2,7 milhões com chamamento público, modelo pelo qual são atendidas 28 modalidades e 4 mil crianças e adolescentes, entre 7 a 15 anos. 
O prefeito ainda mencionou o programa de obras de pertencimento no esporte. Desde 2017, 45 praças e áreas esportivas foram reformadas ou revitalizadas em parceria com a comunidade. "É um projeto fundamental para garantir a presença do cidadão nas iniciativas", afirma. 
E ainda menciou as obras que estão sendo feitas em diversas praças esportivas da cidade. Citou a construção do centro esportivo do Jardim Ipanema, que será o maior da cidade, por exemplo. 
Participaram da solenidade ainda os vereadores Mayra Costa, Jorge de Freitas e Wagner Barbosa, além de treinadores, dirigentes e parentes dos homenageados.

HOMENAGEADOS
O nadador Guilherme Guido participou de duas olimpíadas (Pequim, em 2008) e (Rio de Janeiro, 2016), tem conquistas mundiais e também em jogos panamericanos, além de recordes também mundiais. No Pan deste ano, em Lima (Peru), obteve uma medalha de ouro e outra de prata. 
Carolina Bilato é participante de triathlon e competições de meio Ironman desde 2017. Tenho obtido inúmeras conquistas ao longo desses anos e acaba de retornar de Nice, na Franca, onde finalizou prova de Meio Iron 70.3 na 113ª posição entre 1778 atletas.
Denes Daniel Vilela é especialista em corrida de montanha. Participa dessas competições desde 2016, no Brasil, Argentina e Chile. 
Adrien Roberto Domingues foi outro atleta de alto rendimento homenageado. Ele é tri-campeão mundial de Jiu Jitsu, foi 10 vezes campeão Brasileiro, 9 vezes campeão Paulista e bi-campeão panamericano. Ele atende atualmente mais de 200 crianças em projetos em centros comunitários do Jardim Odécio Degan e Morro Azul. 
Foram homenageados também seis atletas do Goal Ball: Alexandre Aparecido do Nascimento, Anderson Luis do Nascimento, André da Silva do Nascimento, Cristiano Vicente Cardoso, Felipe Iversen e Pedro João da Silva. 
A equipe do Proesa vem particpando de várias competições. Na última delas, os limeirenses obtiveram a medalha de Prata na Etapa Limeira no III Torneio Regional de Goalball. O Proesa é comandado pela professora de Educação Física e funcionária da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Angeli Polato Boaventura.
Érika Raissa, outra atleta do Proesa, é síndrome de Down. Competidora de ginasta conquistou medalhas de ouro, prata e bronze na Special Olimpics Internacional desde 2017, além de várias competições no país. É uma atleta com potencial para torneio mundial.
Heidi Fabiana Crepaldi, atleta da Aril, também é síndrome de Down. Ela obteve três medalhas nos Jogos Mundiais da Special Olympics, em Dubai - uma de ouro e duas de prata (uma delas com sua parceira, também limeirense, Sarah Henrique Berto)
O atleta Caio Vinicius Pereira, do Clube Inclusivo de Limeira, obteve a medalha de ouro na prova de arremesso de peso no Parapanamericano, em Lima, no Peru, encerrado recentemente. Ele ainda quebrou o recorde da competição. Caio foi representado no evento desta tarde pelo treinador Paulo César.
Finalmente, também foram homenageados com o certificado, os integrantes do grupo Down Dance: Giovanna Bertagna da Silva, Mônica Zanetti Pereira, Caroline Oliveira Gachet, Cleyton Messias da Silva Souza, Diego Januário Gutierrez, Luísa Schenke de Luca, Caio Gomes Zanetti, Marcela Fenga Ferraz, Rafaela, Araujo Mattana e Ana Nelei de Michielli.
O projeto é da Associação Amigos Especiais de Limeira. O grupo limeirense formado por jovens com síndrome de Down acaba de conquistar o segundo lugar no XXV Festival Internacional de Dança do Mercosul, na Argentina. O professor do grupo é o coreógrafo Bettho Bastelli. 


 

Notícias recomendadas para você