Nova obra de pesquisador limeirense resgata história da imigração europeia
13/09/2019 | 10h07
Nova obra de pesquisador limeirense resgata história da imigração europeia

O pesquisador limeirense José Eduardo Heflinger Júnior investiga a história da imigração europeia no Brasil há mais de trinta anos e em especial na região de Limeira (SP), cidade que é considerada berço da imigração europeia pelo sistema de parceria. Durante o processo de pesquisa, Heflinger Jr. conseguiu um acervo imensurável de fotos e documentos históricos que foram publicados em 26 volumes. Retratos de Limeira, o novo livro do autor é um registro visual único do desenvolvimento da cidade de Limeira.

O volume reúne mais de 200 imagens raras, entre fotos, quadros e ilustrações, dos séculos XIX e XX, com legendas e comentários. O prefácio é de Paulo Masuti Levy, presidente da Associação Pró-Memória de Limeira, que destaca que o livro é “uma viagem no tempo a partir de registros iconográficos raríssimos, até porque muitas construções que materializavam nossa rica história já não existem mais”. A orelha, de Arthemio Bertolini, da Academia Limeirense de Letras, informa que a obra “remete o leitor mais observador a múltiplas reflexões sobre a evolução desta próspera cidade próxima a completar dois séculos de existência”.

Para Heflinger Jr., a intenção do livro Retratos de Limeira é o de encantar o leitor. “Quis construir uma viagem visual onde seja possível observar as grandes transformações e adaptações da cidade, decorrentes dos diversos ciclos da natureza econômica; o desenvolvimento agrícola e industrial, os aparelhos públicos e sociais e os sistemas de ensino, por exemplo”, explica.

O lançamento da obra Retratos de Limeira será no dia 18 (quarta-feira), às 19h, no Palacete Levy, localizado no Largo da Boa Morte, 11, - Centro. A entrada é franca. Os livros poderão ser adquiridos pelo Disk Livro por meio do telefone (19) 3034-0115 ou na banca de jornais e revistas IV Centenário, na Praça Toledo Barros.

ACESSIBILIDADE

A Prefeitura de Limeira, por meio Secretaria de Cultura, conta com o aparelho Poet Compact para atendimento aos deficientes visuais interessados em conhecer os livros do autor. Trata-se de um equipamento que transcodifica os textos escritos para áudio Os interessados em conhecer o conteúdo das obras deverão realizar o agendamento prévio na Biblioteca Municipal Prof. João de Souza Ferraz localizada na rua Maestro Arthur Giambelli, s/n - Jd. Santa Cecília - Parque Cidade.