PREVENÇÃO
Prefeitura abre 15 unidades de saúde neste sábado (7) para vacinação contra sarampo
06/09/2019 | 16h49

Em uma grande ação para intensificar a vacinação contra o sarampo, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, manterá 15 unidades de saúde abertas neste sábado (7), das 8h às 17h. A medida foi tomada frente a confirmação de 14 casos da doença no município. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal contra o sarampo, que atualmente é de 88%, e atingir o índice de 95% recomendado pelo Ministério de Saúde.

O esquema vacinal contra o sarampo para crianças é de uma dose aos 12 meses (Tríplice Viral) e outra aos 15 meses (Tetra Viral). Pessoas até 29 anos, que não tomaram a vacina, devem receber duas doses da Tríplice Viral. Uma dose da Tríplice Viral também é indicada para pessoas de 30 a 59 anos de idade que não foram vacinadas anteriormente. Profissionais de saúde devem ter duas doses da vacina. Além das doses previstas no Calendário Nacional, o Ministério da Saúde recomenda uma dose extra, chamada ‘dose zero’, que deve ser tomada entre 6 meses a 1 ano.

Pessoas que perderam o Cartão de Vacinação e não sabem se já tomaram a vacina, devem procurar uma unidade de saúde para receber a dose. A contraindicação é para grávidas, pessoas imunodeprimidas (com sistema imunológico enfraquecido) ou com alguma restrição médica.

O diretor de Vigilância em Saúde da prefeitura, Alexandre Ferrari, destaca que neste sábado só serão administradas vacinas contra o sarampo. “A vacina contra o sarampo é a única maneira, cientificamente comprovada, para prevenção dessa doença. Nesse sentido, pais e responsáveis devem se conscientizar sobre a importância desse procedimento”, frisou.

Confira as unidades que ficarão abertas nesse sábado (7), das 8h às 17h:

Planalto

Rua Prof. Ely A. Campos, s/nº