EM AVENIDAS
Ação para organizar fios e cabos de telecomunicações reduz poluição visual
28/08/2019 | 16h08
Ação para organizar fios e cabos de telecomunicações reduz poluição visual

A Prefeitura de Limeira, por meio da Divisão de Elétrica e Iluminação Pública em conjunto com a Divisão de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, acompanhou a primeira etapa das ações de reordenamento de fios e cabos de telecomunicações realizada pelas empresas compartilhadoras de rede nos trechos designados para os meses de julho e agosto. Os logradouros públicos em situação crítica foram estabelecidos para a execução das ações iniciais. Entre as empresas compartilhadoras, estão as de telefonia, tevê a cabo e internet. O objetivo do trabalho é reduzir a poluição visual, conforme determinou o prefeito Mario Botion -amparado pelas normas legais relacionadas ao tema.

A primeira etapa dos trabalhos contemplou as avenidas Maria Buzolin, Piracicaba, Fabrício Vampré, Laranjeiras, Lauro Corrêa da Silva, Maria Tereza de Barros Camargo e Rio Claro.

O chefe da Divisão de Iluminação Pública, Antonioni Rosada, foi mediador dos encontros entre o Poder Público nas duas reuniões realizadas anteriormente onde estiveram presentes representantes da concessionária de energia elétrica (Elektro) e todas as empresas, convocadas por meio de decreto, que possuem rede e infraestrutura aérea e subterrânea bem como ancoradas em posteamentos públicos, designadas de compartilhadoras.

Nestes encontros foram estabelecidas as condições e as atividades à serem desenvolvidas, com base no cronograma determinado para que todos os cabos e condutores, principalmente em rede aérea, fossem devidamente reordenados e realinhados  quanto aos pontos de ancoragem e fixação, sustentados de forma adequada em relação a sua altura do solo, atendendo as normas vigentes estabelecidas. O cronograma previa também a identificação dos cabos que pertencem a cada empresa respectivamente e a limpeza por meio da remoção de cabos inutilizados ou que não estejam mais em atividade funcional e operacional no sistema pelas compartilhadoras nos trechos estabelecidos.

O secretário da pasta, Dagoberto Guidi, ressaltou que a iniciativa tem o intuito de determinar ações coordenadas, realizadas em conjunto, para o reordenamento dos fios de cabeamento para o estabelecimento da boa ordem, mantendo a postura e os quesitos de segurança recomendados. "Os encontros contaram com uma apresentação a respeito das exigências e procedimentos adequados para estas práticas de reordenamento. Vamos priorizar a reorganização dos mesmos", disse.

O chefe da Divisão de Fiscalização de Posturas, Antonio Donatti, explica que, de acordo com a Lei Municipal 5875/2017 e o Decreto 258/2017, a Divisão pode notificar e autuar irregularidades e infrações, mas que neste primeiro momento busca a colaboração e o comprometimento de todos os envolvidos para a regularização dos processos de expansão e os seus percursos, sua posterior comunicação à concessionária Elektro e a reorganização e o realinhamento dos cabos nos posteamentos públicos.

Dando continuidade a segunda etapa de trabalho, estabelecida para os meses de agosto e setembro, estão previstas ações para os seguintes logradouros públicos: avenida Cônego Manoel Alves, Araras, Marechal Arthur da Costa e Silva,Major José Levi Sobrinho e a avenida Mogi Mirim.

O canal de relacionamento e comunicação adotado com as empresas foi um grupo de WhatsApp criado em abril, que, segundo Rosada, tem atuado como facilitador no processo de comunicação entre as partes, otimizando a intervenção das compartilhadoras em casos de urgência e emergência e tem se mostrado eficiente e funcional.

SERVIÇO

Caso haja a identificação de cabos de telecomunicações (telefone, internet, tevê a cabo, etc) que estejam inutilizados em seus respectivos posteamentos particulares, entre em contato com as respectivas empresas diretamente por meio do call center e solicitem a remoção completa dos cabos (remoção física que compreende na retirada dos cabos e sua remoção completa por todo trecho sustentado).