Notícias
17 SEMANA
Evento aborda importância da prevenção às deficiências
27/08/2019 | 20h55
Evento aborda importância da prevenção às deficiências

A 17ª Semana das Deficiências reuniu nesta terça-feira (27), no auditório da Câmara Municipal, profissionais da área, estudantes, pessoas com deficiências e seus familiares para discutir o tema “Prevenção é Responsabilidade de Todos”. A iniciativa foi da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Limeira (CMDPD). O vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o dr. Júlio, esteve presente, além do vereador Jorge de Freitas e outras autoridades.
 Também presente ao evento, o secretário de Saúde, Vitor Santos, agradeceu o apoio que vem recebendo da Câmara Municipal, do Ceprosom e das inúmeras entidades que atuam no segmento. “Precisamos chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção das deficiências”, ressaltou. Já a questão da inclusão foi abordada pela presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, ao se referir ao governo Mario Botion. “Esta gestão tem se demonstrado cada vez mais técnica e inclusiva, com a disponibilização de toda estrutura necessária para avançarmos nesse processo”, afirmou.
Desejando boas-vindas as mais de 150 pessoas presentes, a vereadora Erika Tank destacou o papel dos vereadores, no sentido de ouvir aqueles que vivenciam a falta da inclusão e de auxiliar o Executivo na formulação de políticas públicas. “Precisamos estar unidos em torno dessa causa, que é extremamente justa e necessária”, observou. Por sua vez, o vereador Estevão Nogueira falou sobre a honra de presidir Comissão de Direitos Humanos da Câmara e de lutar pela causa das deficiências.
PREVENÇÃO
Como presidente do CMDPD, Adriana Vasconcelos Casimiro informou que o objetivo do evento é multiplicar informações sobre a questão das deficiências, sobretudo no âmbito da prevenção. Ela salientou que 23% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, conforme dados do IBGE, e que boa parte das ocorrências poderia ser evitada com ações preventivas. “Agradeço a todos os integrantes do Conselho que se dedicaram à realização desse evento e a conscientização sobre esse tema”, comentou.
A neonatologista da Santa Casa, Soraia Drago Menconi, que além de participar da abertura da 17ª Semana também foi uma das palestrantes, alertou para o aumento da incidência da sífilis em todo país. A doença pode trazer graves comprometimentos à saúde do bebê, que vão desde o óbito fetal até a surdez e a cegueira. “A sífilis é uma doença tratável e que pode ser diagnosticada com facilidade durante o pré-natal. Precisamos empoderar as gestantes para que elas façam os exames necessários”, disse.
Além de médica, os presentes assistiram às palestras da enfermeira e coordenadora do Centro de Atenção à Saúde da Mulher (Casm) “Olga Forster Rodrigues”, Elizangela Ap. Pereira Bueno, com o tema “Saúde da Mulher: prevenção de sífilis e toxoplasmose”; do assistente social, atleta paradesportivo e coordenador do projeto Pedala Robinho, Douglas Aparecido Antônio, com o tema “Da deficiência à superação” e das enfermeiras, Cíntia Marabezi Fernandes (encarregada técnica do Samu) e Fernanda Cantão Silva (assistente de capacitação e humanização da prefeitura), com o tema “Estatísticas no Atendimento Pré Hospitalar e Projetos de Prevenção do Samu Regional Limeira”.
 

Notícias recomendadas para você