XV EDIÇÃO
Grupos são premiados em encerramento do Festival Nacional de Teatro de Limeira
26/08/2019 | 17h16
Grupos são premiados em encerramento do Festival Nacional de Teatro de Limeira

A XV edição do Festival Nacional de Teatro de Limeira terminou ontem (25). O evento reuniu 15 espetáculos gratuitos nas categorias Adulto, Infantil e de Rua, entre os dias 15 e 25 de agosto. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura. O evento recebeu os orientadores artísticos Antonio do Valle, Karen Menatti e Luiz Carlos Laranjeiras, responsáveis pela definição do resultado. Em encontro com o prefeito Mario Botion e o secretário de Cultura José Farid Zaine, no Teatro Vitória, no domingo pela manhã, os três integrantes do júri enalteceram a importância do festival e da programação cultural da cidade. De acordo com Laranjeiras, diante da efervescência cultural do município, Limeira deveria ser conhecida como "cidade educadora".

Os grupos de teatro também endossaram a política cultural adotada na cidade e destacaram a sobrevivência do festival, já que muitos municípios têm deixado de realizar esse tipo de evento. O diretor do espetáculo vencedor na categoria adulto, "Avesso", do Rio de Janeiro, Ribamar Ribeiro, enfatizou a importância da iniciativa. "Esse festival é um dos mais importantes para a categoria", afirmou.

Todos os participantes receberam ajuda de custo proporcional à distância do município de origem e a cidade de Limeira, além de concorreram as premiações em dinheiro, sendo: R$ 3.000 (1º lugar Adulto); R$ 2.000 (2º lugar Adulto); R$ 1.000 (3º lugar Adulto); R$ 3.000 (1º lugar Infantil); R$ 1.500 (2º lugar Adulto); R$ 3.000 (1º lugar Rua); R$ 1.500 (2º lugar Rua); e Melhor espetáculo do Júri Estudantil, R$ 1.000.

PREMIAÇÃO

A premiação de melhor espetáculo Adulto foi conquistado por “Avesso”, seguido por “Pé na Curva” e “Vocifera”. Já o vencedor da categoria Infantil foi “Casulo”, ficando “Universo Redondo - Os Circos de Benjamim” em segundo lugar e “The Bichos”, em terceiro.

O campeão da categoria Rua foi “Romeu e Julieta”, seguidos por “Fuzurufafa Bafafazuru” e “A Feira de Chico, Gonzaga e Jackson”. E o melhor espetáculo segundo a análise do Júri Estudantil foi “O Grande Duelo”.

Conquistou o prêmio de Melhor Direção, Valner Cintra, com “Romeu e Julieta”. Os títulos de destaque para Atriz e Ator ficaram para Nívea Nascimento e Getúlio Nascimento, ambos apresentando “Avesso”.

As premiações de Melhor Atriz e Ator Coadjuvantes ficaram para Érika Monteiro (“Avesso”) e João Bozzi (“Romeu e Julieta”). O título de Melhor Trilha Sonora foi conquistado por Luís Giovelli, Luan Freitas e Du Nascimento (“Romeu e Julieta”) e Melhor Texto Original por Vergílio de Sena e Otávio Delaneza (“Casulo”).

Já na categoria Melhor Iluminação, o vencedor foi Victor Tavares (“Avesso”); Melhor Figurino, Valner Cintra (“Romeu e Julieta”); e Melhor Cenografia, Otávio Delaneza e Kaê Payão (“Casulo”).

Confira os detalhes da premiação:

TEATRO ADULTO

1º lugar: Avesso

2º lugar: Pé na Curva

Grupo: Cia de 2

Cidade: São José dos Campos (SP)

3º lugar: Vocifera

Grupo: Teatro do Kaos

Cidade: Cubatão (SP)

TEATRO INFANTIL

1º lugar: Casulo

2º lugar: Universo Redondo - Os Circos de Benjamim

Grupo: Cia do Solo

3º lugar: The Bichos

Grupo: Teatro D´Aldeia

Cidade: São José dos Campos (SP)

TEATRO DE RUA

1º lugar: Romeu e Julieta

2º lugar: Fuzurufafa Bafafazuru

Grupo: Rosa dos Ventos

Cidade: Presidente Prudente (SP)

3º lugar: A Feira de Chico, Gonzaga e Jackson

Grupo: CTI - Teatro da Investigação

Cidade: São Paulo (SP)

MELHOR ESPETÁCULO DO JÚRI ESTUDANTIL

O Grande Duelo

Grupo: Criados Mudos

Cidade: Campinas (SP)

MELHOR DIREÇÃO

Valner Cintra com o espetáculo Romeu e Julieta

MELHOR ATRIZ

Nívea Nascimento, espetáculo Avesso.

ATRIZ COADJUVANTE

Érika Monteiro, espetáculo Avesso.

MELHOR ATOR

Getúlio Nascimento, espetáculo Avesso.

ATOR COADJUVANTE

João Bozzi, espetáculo Romeu e Julieta