Notícias
RECURSOS HÍDRICOS
Limeira sedia curso de capacitação do Consórcio PCJ
22/08/2019 | 16h51
Limeira sedia curso de capacitação do Consórcio PCJ

Com apoio da Prefeitura de Limeira, o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) realizou hoje (22) o Curso de Capacitação sobre Ações de Contingenciamento para Eventos Extremos – Cases, dos Piscinões Ecológicos e Bacias de Retenção. Cerca de 90 profissionais participaram da iniciativa, que ocorreu no Cotil, com apoio da Faculdade de Tecnologia da Unicamp. 

 

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, representou o prefeito Mario Botion na abertura do evento. Guidi destacou que essa gestão é integrada majoritariamente por profissionais técnicos nas posições de liderança. "Isso mostra os caminhos sérios que o prefeito está tomando para Limeira", falou. O secretário desejou um dia proveitoso a todos os presentes. A secretária interina de Meio Ambiente e Agricultura, Patrícia Kühl, e o diretor de Extensão Rural, Dirceu Brasil, marcaram presença no evento. 

 

O secretário-executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, salientou o trabalho desenvolvido em Limeira para garantir o abastecimento. “O município está a frente do Brasil inteiro em pelo menos 30 anos, já que adotou soluções inteligentes, de baixo custo e portanto viáveis, para a infiltração da água no solo”, disse. De acordo com ele, o trabalho desenvolvido pelo departamento de Extensão Rural foi o que impediu que Limeira ficasse sem água durante a crise hídrica de 2014. “É a harmonia entre as áreas rural e urbana que garantirão que teremos reservas hídricas para enfrentar períodos de estiagem”, destacou. 

 

O diretor-geral do Cotil, José Roberto Ribeiro, e a professora da Unicamp, Ana Ávila, demonstraram apoio à iniciativa e à temática ambiental, e desejaram um bom dia de atividades a todos. 

 

De acordo com o Consórcio PCJ, o curso tem como objetivo discutir os impactos dos eventos climáticos extremos, que têm se tornado cada vez mais frequentes em todo o planeta e em nossa região. A incidência de chuvas cada vez mais fortes em curtos espaços de tempo acabam acarretando problemas de inundação em áreas urbanas e erosões e assoreamento de cursos d’água em áreas rurais. O planejamento estratégico para tornar nossas cidades mais resilientes e aptas a superar tais eventos apresenta-se como um grande desafio da atualidade.

 

ATIVIDADES

 

A abertura do curso contou com a exposição dos técnicos do Consórcio PCJ sobre as “Estratégias para superar eventos climáticos extremos”. Em seguida, as apresentações foram realizadas pelo professor da Unicamp/COTIL, Carlos Leite, que abordou o tema “Piscinões Ecológicos em áreas urbanas – Experiências do município de Limeira”. O diretor de Saneamento e Drenagem da Prefeitura de Limeira, Armando Geraldo Cecato, falou sobre “Drenagem Urbana e a Aplicação da Lei Estadual Nº 12.526/2007” e, por fim, a palestra “Piscinões Ecológicos Rurais – Apresentação, Vantagens e Dimensionamento”, que foi apresentada pelo secretário Dagoberto Guidi e pelo diretor de Manutenção da pasta, Tikara Okawada.

 

As visitas técnicas ocorreram em duas áreas demonstrativas. A primeira, no Piscinão Ecológico Urbano localizado no bairro Residencial Roland. Em seguida, os participantes conheceram as bacias de retenção implantadas na região da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Pinhal.

Notícias recomendadas para você