QUINTA-FEIRA
Festival Nacional de Teatro descentraliza cultura e apresenta espetáculo prata da casa
21/08/2019 | 17h52

O XV Festival Nacional de Teatro chega, nesta quinta-feira (22), à E. E. Professor José Ferraz Sampaio, no Novo Horizonte, e apresenta ainda o espetáculo limeirense desta edição no Teatro Vitória. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

A E. E. Professor José Ferraz Sampaio recebe, às 14h, “Sob o mesmo teto”, da Trupe Tenta Tudo, de São Paulo (SP). A sinopse traz três palhaços: Patife, Purga e Pimbim, que se encontram no meio da rua, o seu lugar de trabalho. Através de acrobacias, malabares e música ao vivo e autoral, eles atravessam juntos diversas situações que vão desde a relação de convivência entre os três, até desafios cotidianos que surgem a partir do seu (des)encontro com o espaço público. Um espetáculo que mostra de forma cômica e poética o dia a dia desses artistas de rua e o desafio de resolverem juntos os problemas que aparecem.

Já às 20h, o Teatro Vitória recebe o espetáculo intimista que representa a cidade dentro do evento: “Monumento ao prisioneiro político desconhecido (escritura do encontro em três tentativas)”, da Sarcástica Cia de Teatro. A sinopse traz um homem miserável que escreve obstinadamente em um local subterrâneo, recorda o seu desprezo pela sociedade e um embate com um antigo oficial militar. Um homem, numa tarde de Corpus Christi, em plena década de 1930, decide infiltrar-se em uma procissão e provocá-la a fim de testar a reação da massa. Um prisioneiro político lamenta não ter concluído seu último livro enquanto aguarda o momento da sua execução. Monumento ao Prisioneiro Político Desconhecido é a história de três encontros com o opressor. O primeiro inspirado no indivíduo recluso e solipsista de Fiódor Dostoiévski em Notas do Subterrâneo. O segundo motivado pelo relato de Flavio de Carvalho intitulado Experiência nº 2, que narra o caso real de seu enfrentamento diante de uma procissão. O terceiro, por fim, tem base em “O milagre secreto”, conto de Jorge Luis Borges presente em Ficções. Com excertos de Paulo Freire, o espetáculo é um convite para este embate e a sua superação em diferentes versões. Diferentes manifestações de um encontro que, inevitável, não poderá deixar o homem ileso.

O espetáculo tem a classificação de 16 anos e conta com 80 lugares, por se tratar de um trabalho intimista. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados 1h antes, na bilheteria do Teatro Vitória. A programação completa do festival pode ser conferia em www.limeira.sp.gov.br/festivaldeteatro.

14h: “Sob o mesmo teto”

E. E. Professor José Ferraz Sampaio: R. Nelson Ferraz da Silva, 181 - Jardim Novo Horizonte

Classificação: Livre.

20h: “Monumento ao prisioneiro político desconhecido (escritura do encontro em três tentativas)”

Teatro Vitória: Praça Toledo Barros, s/n, Centro.

Classificação: 16 anos. Teatro intimista (80 lugares).