Abertos os Jogos Escolares 2019 em cerimônia no Vô Lucato
09/08/2019 | 15h50
Abertos os Jogos Escolares 2019 em cerimônia no Vô Lucato

A pira olímpica foi acesa no Ginásio de Esportes Vô Lucato e os Jogos Escolares 2019 começaram. A cerimônia de abertura, realizada hoje (9), contou com a presença dos alunos das 46 escolas participantes, entre públicas, técnicas e particulares, que desfilaram pelo ginásio. O prefeito Mario Botion conduziu o evento e desejou bons jogos e disputas saudáveis aos estudantes. Os Jogos Escolares 2019 são organizados pela Prefeitura de Limeira, por meio das Secretarias de Esporte e Lazer e de Educação.

O espírito esportivo e como o esporte pode ser transformador na vida de crianças e adolescentes foram lembrados pelo chefe do Executivo. “A iniciação para o esporte está dentro da escola e os Jogos Escolares é o momento de oportunidade para o desenvolvimento do interesse pelo esporte. Ressaltamos ainda que haverá jogos aos finais de semana, o que possibilitará maior participação das famílias”, observou Botion, que também parabenizou os professores pelo apoio que dão aos alunos durante as competições. “Que esta edição dos jogos seja um grande evento e que marque a vida de vocês como marcou a vida de muitas pessoas, inclusive a minha”, afirmou.

O secretário de Educação, André De Francesco, participou da abertura e também lembrou do fato de que os Jogos Escolares é um primeiro passo para a formação dos jovens como pessoas. “Que o espírito esportivo, de solidariedade, da amizade, do respeito e da honra prevaleçam e que vocês [alunos] levem isso para suas vidas”, falou. O secretário de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon, também esteve presente. “Os professores são a essência do esporte e dão suporte para os alunos. Isso é fundamental, pois pode ser uma semente para um grande futuro”, pontuou.

O vereador e presidente da Câmara, Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá, marcou presença durante a cerimônia e lembrou de como o esporte marcou sua vida dentro da escola. Ele também parabenizou a prefeitura pela realização dos jogos e as escolas pela participação. “Que isso incentive outras escolas a participarem dos jogos e que durante as competições prevaleça a amizade, o companheirismo e o esporte”, comentou. Também participaram os vereadores Erika Tank, Lu Bogo e Estevão Nogueira.

A abertura dos Jogos Escolares contou com o juramento, feito pelo aluno do 3º ano da E.E. Dom Idílio José Soares, Luiz Henrique. Na sequência, alunos, familiares e professores acompanharam a entrada da chama que acendeu a pira olímpica. O fogo simbólico foi conduzido pelos alunos Caique Balmat, da Emeief Limeira, Guilherme de Lima Palma, da E.E. Irmã Maria do Santo Inocêncio, Jackson dos Santos, do Colégio RGF, e Matheus dos Reis, da Etec Trajano Camargo, responsável por acender a pira. Todos os alunos foram acompanhados por José Carlos da Silva, o Fumaça.

Para encerrar a solenidade, foram realizadas apresentações artísticas e de judô. O Conjunto de Ginástica Rítmica do Nosso Clube, 3º lugar nos Jogos Regionais 2019 e que está classificado para os Jogos Abertos em Marília (SP), foi o primeiro a se apresentar. Na sequência, performou o Grupo de Ginástica para Todos, do programa Escola de Esportes da Prefeitura, coordenado pela professora Denise Guimarães. Por último, os atletas da Associação dos Pais e Amigos do Judô de Limeira (Apajul) apresentaram o Nage-no-kata (técnica de arremesso) e uma demonstração de defesa pessoal.

Também participaram da cerimônia os secretários Edison Moreno Gil (chefe de Gabinete), Antonio Peres (Comunicação Social) e Maria Aucélia Damaceno (Ceprosom), além do professor kodansha da Apajul, Ademir Machado, do delegado regional da Federação Paulista de Judô, Sidnei Paris, do subtenente Tiro de Guerra 02-020, Hélio Mendes, da 1º sargento Valéria, que representou o comandante da 1º Cia da Polícia Militar, capitão Herlon de Paula, e do comandante da 5ª Cia da PM, capitão Costa Pereira. Os atiradores do Tiro de Guerra 02-020 conduziram, solenemente, as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Limeira durante a solenidade.

JOGOS

Neste ano, uma nova modalidade foi inserida nos Jogos Escolares: judô. As provas da modalidade devem acontecer em setembro. Na próxima semana, entre 14 e 16 de agosto, iniciam as disputas do atletismo. As competições começam às 8h20 e serão realizadas na pista de atletismo do Sesi. Os boletins, programação e resultados podem ser consultados emhttp://servicosonline.limeira.sp.gov.br/jogos2019/cntPublicacoes/cntPublicacoes.php