Notícias
15ª EDIÇÃO
Festival Nacional de Teatro de Limeira bate recorde histórico de inscrições
30/07/2019 | 16h12
Festival Nacional de Teatro de Limeira bate recorde histórico de inscrições

A XV edição do Festival Nacional de Teatro de Limeira obteve recorde histórico de inscrições, com 256 espetáculos inscritos de 95 cidades de 17 estados brasileiros. Foram 130 espetáculos inscritos na categoria Teatro Adulto, 66 na categoria Teatro Infantil e 60 na categoria Teatro de Rua.

A comissão da Secretaria de Cultura que organiza o festival selecionou 14 espetáculos dentre todos os inscritos, e um espetáculo de Limeira escolhido na Mostra Municipal de Teatro, realizada em maio de 2019. Assim, serão 15 espetáculos que se apresentarão na grande maratona de artes cênicas de 15 a 25 de agosto.

O prefeito Mario Botion comentou o sucesso antecipado desta edição com o recorde de inscrições. "O trabalho sério desenvolvido pela Prefeitura na área de cultura gera credibilidade, o que faz com que tantos espetáculos sejam inscritos no nosso Festival. Essas peças chegam à população de maneira gratuita, selando o nosso compromisso de levar arte e cultura para toda a cidade", ressaltou o chefe do Executivo.

O secretário de cultura, Farid Zaine, criador do projeto Festival Nacional de Teatro, se diz empolgado. “Cada edição do Festival fica melhor e mais forte, possibilitando ao público acesso ao que se faz hoje na área de artes cênicas em todo o país. O nosso Júri Estudantil também já despertou o interesse de muitas cidades e continuamos, neste ano, com esse diferencial", afirmou o secretário.

Confira a relação dos 15 espetáculos selecionados que concorrerão aos prêmios do XV Festival Nacional de Teatro de Limeira:


Espetáculo: Argumento Contra a Existência de Vida Inteligente no Cone Sul

Quinta-feira,15 de agosto, às 20h - Teatro Vitória

Quatro amigos tentam elaborar um atentado contra a emblemática Faculdade de Ciências Humanas. Os desencontros e a falta de sentindo dessa e de tantas outras ações que daí decorrem deflagram a idiotização de nossos tempos e a necessidade de buscarmos e discutirmos o imaginário possível sobre os ideais de revolução que permearam a América Latina nos anos 60 e 70.

Grupo: Coletivo Labirinto

Cidade: São Paulo - SP

Classificação: 14 Anos


Espetáculo: Universo Redondo - Os Circos de Benjamim

Sexta-feira, 16 de agosto, às 14h - Teatro Vitória

Benjamim era um menino negro, filho de escravos, que um dia entrou em um circo e nunca mais saiu. Quando baixou o mastro, dobrou a lona e partiu da pequena cidade onde estava armado o circo, levou consigo um novo integrante e os seus sonhos. “Universo Redondo – os circos de Benjamim” mostra como o circo começou, sua chegada ao país e a história de Benjamim de Oliveira, o criador do circo-teatro e o primeiro palhaço negro do Brasil.

Grupo: Cia do Solo

Cidade: Rio de Janeiro - RJ

Classificação: Livre


Espetáculo: Kaputt

Sábado, 17 de agosto, às 20h - Teatro Vitória

Kaputt é uma palavra alemã que significa “fragmentado”, “destruído” e pode significar “cabeça” também. Na guerra, por exemplo, os mortos eram contados por cabeça. Também é um poema performático feito por e para quatro atrizes jogadoras que, por meio de uma estrutura fragmentária, destroem e reconstroem tempos e espaços que se (re)configuram por meio de personagens que se desdobram em outras para compor um retrato/mosaico de situações enfrentadas pelas mulheres em ambientes de guerra.

Grupo: Cia do Voo de Teatro

Cidade: São Paulo - SP

Classificação: 16 Anos


Espetáculo: Fuzurufafa Bafafazuru

Domingo, 18 de agosto, às 15h - Praça Toledo de Barros

Uma trupe de palhaços utiliza a mais alta tecnologia e projetar hologramas de artistas famosos evocados pelo público. Nada pode dar errado. Ou pode? Fuzurufafa Bafafazuru é uma trama cheia de surpresas que são a marca do Rosa dos Ventos. A trama é uma brincadeira cheia de confusão de palhaço que resgata as matrizes da linguagem cômica e cênica do grupo. Apresentado no mais alto astral e estilo rueiro, com músicas e muito improviso, Fuzurufafa Bafafazuru exibe a identidade cômica dos palhaços do Rosa dos Ventos em cenas e números do circo popular brasileiro.

Grupo: Rosa dos Ventos

Cidade: Presidente Prudente-SP

Classificação: Livre


Espetáculo: Pé na Curva

Domingo, 18 de agosto, às 20h - Teatro Vitória

Pé na curva conta a história de Tolo e Infeliz, dois andarilhos que vagam em algum lugar, em algum tempo. Os únicos sobreviventes de um mundo pós-apocalíptico, que através de um sonho foram designados a uma missão, mas por um erro acabaram se perdendo. Agora os dois tentam de todas as formas retornarem ao caminho que os levará a um único destino.

Grupo: Cia de 2

Cidade: São José dos Campos

Classificação: 18 Anos


Espetáculo: Vocifera

Segunda-feira, 19 de agosto, às 20h -Teatro Vitória

“Este teatro não existirá mais, e os outros, o que faremos pelos outros?” Após 30 anos de construção não concluída do teatro municipal da cidade, um hospital tomará seu lugar. Por que devemos decidir entre dois direitos básicos, cultura e saúde? Por que não exigimos o cumprimento de ambos? O espetáculo traz à tona os (des)caminhos da conjuntura política atual. Lança mão de questões aparentemente locais e corriqueiras para fazer uma análise crítica sobre o pensamento conservador pautado no discurso do medo e na violência sistêmica.

Grupo: Teatro do Kaos

Cidade: Cubatão-SP

Classificação: 16 Anos


Espetáculo: Era uma vez um tirano

Terça-feira, 20 de agosto, às 14h, Teatro Vitória

Em 2017, “Era uma vez um Tirano”, de Ana Maria Machado, completou 35 anos de publicação sem nunca ter sido adaptado para teatro no Brasil. O clássico da literatura infanto-juvenil brasileira narra a história de um lugar feliz e colorido,  cujo povo perde sua liberdade a partir do momento em que um ditador toma o poder. Após um longo tempo cinzento, caracterizado por mandos e desmandos por parte do tirano, três crianças se conhecem e, com um arco-íris no bolso, uma canção no corpo e uma chuvarada de estrelas, resolvem contagiar a população na tentativa de pôr fim àquele tempo de tristeza.

Com adaptação de Vinicius Baião, a Cia. Cerne apresenta a primeira montagem de “Era Uma Vez um Tirano” no Brasil e pretende, além de homenagear sua autora, fomentar a discussão sobre as possibilidades de um fazer teatral direcionado a crianças e adolescentes que toque, de maneira lúdica, em questões sócio-políticas.

Grupo: Cia. Cerne 

Cidade: São João de Meriti-RJ

Classificação: Livre


Espetáculo: Romeu e Julieta

Quarta-feira, 21 de agosto, às 14h30 na E.E Gabriel Pozzi, na Vila Piza

Em meio ao lixo, tralhas e tudo o mais descartado pela sociedade, cinco moradores de rua tentam subverter essa situação por meio do universo lúdico, no qual, suas figuras grotescas interpretam a si mesmas, utilizando-se de objetos, instalações, assemblages, música e performance para recontar, a seu modo, o clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare, cujo fim trágico é de conhecimento de todos, porém, as metáforas dos fatos que antecedem seu desfecho podem ser uma grande surpresa.

Grupo: Cia. Talagadá

Cidade: Itapira - SP

Classificação: 10 Anos


Espetáculo: O Grande Duelo

Quarta-feira, 21 de agosto, 20h, Teatro Vitória

Em um pacato vilarejo, onde os dias seguem sem cor e som, o silêncio é ameaçado pela chegada de um bandido procurado. O medo se instaura e o tilintar da recompensa faz com que nasça um herói - ou será uma heroína? Ou então heróis? Trazendo o cinema mudo para o teatro, "O Grande Duelo" acontece.

Grupo: Criados Mudos

Cidade: Campinas

Classificação: 10 Anos


Espetáculo: Sob o mesmo teto

Quinta-feira, 22 de agosto, às 14h - E. E. Professor José Ferraz Sampaio, Novo Horizonte

Três palhaços, Patife, Purga e Pimbim, se encontram no meio da rua, o seu lugar de trabalho. Através de acrobacias, malabares e música ao vivo e autoral, eles atravessam juntos diversas situações, que vão desde a relação de convivência entre os três, até desafios cotidianos que surgem a partir do seu (des)encontro com o espaço público. Um espetáculo que mostra de forma cômica e poética o dia-a-dia desses artistas de rua e o desafio de resolverem juntos os problemas que aparecem.

Grupo: Trupe Tenta Tudo

Cidade: São Paulo - SP

Classificação: Livre


Espetáculo: Monumento ao prisioneiro político desconhecido (escritura do encontro em três tentativas)

Quinta-feira, 22 de agosto, às 20h -Teatro Vitória

Um homem miserável escreve obstinadamente em um local subterrâneo, recorda o seu desprezo pela sociedade e um embate com um antigo oficial militar. Um homem, numa tarde de Corpus Christi, em plena década de 1930, decide infiltrar-se em uma procissão e provocá-la a fim de testar a reação da massa. Um prisioneiro político lamenta não ter concluído seu último livro enquanto aguarda o momento da sua execução. Monumento ao Prisioneiro Político Desconhecido é a história de três encontros com o opressor. O primeiro inspirado no indivíduo recluso e solipsista de Fiódor Dostoiévski em Notas do Subterrâneo. O segundo motivado pelo relato de Flavio de Carvalho intitulado Experiência nº 2, que narra o caso real de seu enfrentamento diante de uma procissão. O terceiro, por fim, tem base em “O milagre secreto”, conto de Jorge Luis Borges presente em Ficções. Com excertos de Paulo Freire, o espetáculo é um convite para este embate e a sua superação em diferentes versões. Diferentes manifestações de um encontro que, inevitável, não poderá deixar o homem ileso.

Grupo: Sarcástica Cia de Teatro

Cidade: Limeira - SP 

Classificação: 16 Anos (80 lugares/teatro intimista)


Espetáculo: Casulo

Sexta-feira, 23 de agosto, às 14h - Teatro Vitória

O espetáculo conta a história de Gabriel e sua avó que são felizes no campo de girassóis. Mas um vento forte leva tudo para longe. No mesmo instante a avó segue para uma travessia sem volta. Gabriel não entende. No entanto uma fabulosa borboleta, sua fiel amiga desde os tempos de lagarta, o guiará numa inacreditável jornada. Talvez o garoto não encontre a avó, mas a borboleta garante que esta viagem será uma grande aventura dentro de si.

Grupo: Cia Arte - Móvel

Cidade: Santa Barbara D´Oeste -Sp

Classificação: Livre


Espetáculo: A Feira de Chico, Gonzaga e Jackson

Sábado, 24 de agosto, 10h -Praça Toledo Barros

É na feira que tudo e todos se encontram. Atores/feirantes e público/donas e donos de casa são aturadores  de suas próprias histórias, compartilhando seu espaço de trabalho, de consumo e de encontro. Na Feira de Chico, Gonzaga e Jackson tem de tudo: de comer, de beber, de ver, de ouvir, de dançar e de cantar. É Interativo, como só poderia ser, o teatro-baile que se faz com a matéria humana. Propomos a criação de um espaço poético que possibilite e potencialize a presença dos personagens das obras de Chico de Assis, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, onde o público e a instalação cênica possam conviver como um organismo.

Grupo: CTI - Teatro da Investigação

Cidade: São Paulo - SP

Classificação: Livre


Espetáculo: Avesso

Sábado, 24 de agosto, às 20h - Teatro Vitória

Três textos de William Shakespeare, Romeu e Julieta, Macbeth e Hamlet. Três releituras, sem ordem cronológica e sem linearidade, o avesso de Shakespeare, a partir de diversas obras que já mostraram outras visões do original, incluindo o Hamlet Machine de Heiner Muller.

Grupo: CTI - Comunidade Teatral Independente

Cidade: Rio de Janeiro - RJ

Classificação: 14 anos


Espetáculo: The Bichos

Domingo, 25 de agosto, às 10h - Teatro Vitória

Em tempos difíceis, o único caminho para quatro animais abandonados foi pegar a estrada rumo ao desconhecido. Mas, o que eles não imaginavam era que, juntos, iriam mudar a história de suas vidas para sempre e criar a lendária banda The Bichos. Livremente inspirado no conto “Os músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, The Bichos é um espetáculo infanto-juvenil que fala da alegria dos recomeços embalado por clássicas melodias dos Beatles.

Grupo: Teatro D´Aldeia

Cidade: São José dos Campos -SP

Classificação: Livre


Encerramento e premiação 

Domingo, 25 de agosto, às 19h - Palacete Levy 


ENDEREÇOS LOCAIS DAS APRESENTAÇÕES:

Teatro Vitória/Praça Toledo de Barros : Praça Toledo Barros, s/nº - Centro; 

E. E. Professor José Ferraz Sampaio Penteado: R. Nelson Ferraz da Silva, 181 - Jardim Novo Horizonte;

E. EProfº Gabriel Pozzi R. Melvin Jones, 330 - Vila Piza;

Encerramento: Palacety Levy: Largo da Boa Morte 11 - Centro.

Notícias recomendadas para você