Importância dos insetos polinizadores é destaque em palestra
23/07/2019 | 17h22
Importância dos insetos polinizadores é destaque em palestra

O desaparecimento das abelhas, o inseto polinizador mais conhecido, já é sentido no Brasil. E, para alertar sobre a sua relevância ecológica, o Zoológico Municipal recebeu na tarde de hoje (23), a bióloga e doutora Patrícia Milano com a palestra “A vida dos Insetos na Manutenção do planeta”. A atividade, que integra a programação de férias do Zoo, contou com a participação de cerca de 45 pessoas, entre adultos e crianças. O intuito é levar os pequenos e seus responsáveis a debaterem sobre o uso consciente dos recursos naturais visando a manutenção do planeta e a vida na Terra.

Logo na abertura, Patrícia destacou que com o extermínio dos insetos polinizadores, há como consequência o extermínio dos seres humanos. São considerados polinizadores fatores abióticos e bióticos que realizam o transporte do pólen do local onde está até o gameta feminino - entre eles, estão as abelhas, mariposas, borboletas e tantos outros. “Com a diminuição destes insetos temos por resposta a diminuição dos vegetais e dos animais que deles se alimentam. Sem opções vegetais e sem opções animais há uma luta pela sobrevivência, colocando em risco a nossa existência”, frisou.

Mesmo não gostando muito das abelhas, David, 12, sabe da responsabilidade destes insetos na manutenção do planeta. “As abelhas são muito importantes, elas produzem o mel e, na natureza, também tem o seu papel. Não podemos matá-las. São elas que fazem a polinização das nossas frutas”, disse.

O aluguel de colmeias e a utilização de abelhas drones também foram temas debatidos entre os participantes. Patrícia ressaltou que a utilização dos drones abre um precedente para que a preocupação com a preservação das abelhas e de outros insetos que realizam este processo de polinização não ocorra, resultando no desmatamento de florestas e na morte de inúmeras espécies.